Questão 52479

(FUVEST - 2003 - 1a Fase) As soluções da equação

small frac{x-a}{x+a}+frac{x+a}{x-a}=frac{2left(a^4+1 
ight )}{a^2left(x^2-a^2 
ight )}, onde small a é diferente de zero, são:

A

small frac{-a}{2} e small frac{a}{4}.

B

small frac{-a}{4 } e small frac{a}{4}.

C

small frac{-1}{2a} e small frac{1}{2a}.

D

small frac{-1}{a} e small frac{1}{2a}.

E

small frac{-1}{a} e small frac{1}{a}.

Gabarito:

small frac{-1}{a} e small frac{1}{a}.



Resolução:

frac{x-a}{x+a} + frac{x+a}{x-a} = frac{2(a^{4} + 1)}{a^{2}(x^{2}-a^{2})}

Somando as frações do primeiro membro, temos: 

frac{(x-a)^{2} + (x+a)^{2}}{(x^{2}-a^{2})} = frac{2(a^{4}+1)}{a^{2}(x^{2} -a^{2})}

Iremos cancelar o denominador: 

(x-a)^{2} + (x+a)^{2} = frac{2(a^{4}+1)}{a^{2}}

\ x^{2} -2ax + a^{2} + x^{2} + 2ax + a^{2} = frac{2(a^{4}+1)}{a^{2}} \ \ 2x^{2} + 2a^{2} = frac{2(a^{4}+1)}{a^{2}} \ \ 2(x^{2} + a^{2} ) = frac{2(a^{4}+1)}{a^{2}} \ \ (x^{2} + a^{2} ) = frac{(a^{4}+1)}{a^{2}}

x^{2} = frac{(a^{4}+1)}{a^{2}} - a^{2}

x^{2} = frac{(a^{4}+1-a^{4})}{a^{2}}

x^{2} = frac{1}{a^{2}}

x = pm sqrt{frac{1}{a^{2}}}

Gabarito: E



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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