Questão 52557

(FUVEST - 2003 - 2 FASE ) No trapézio ABCD, M é o ponto médio do lado AD ; N está sobre o lado BC e 2BN = NC . Sabe-se que as áreas dos quadriláteros ABNM e CDMN são iguais e que DC = 10 . Calcule AB.

.

Gabarito:

Resolução:

  • P como o ponto médio de BC
  • r e s como as retas que suportam as bases CD e AB do trapézio
  • t e u como as retas paralelas às bases, determinadas por P e N, respectivamente
  • h como a distância entre as retas paralelas t e u
  • x como a medida do segmento AB

A área do quadrilátero ABNM é igual à diferença entre as áreas do trapézio ABPM e do triângulo MPN. Além disso, a área do quadrilátero CDMN é igual à soma das áreas do trapézio MPCD e do triângulo MPN, com isso: 

\ S_{ABPM } - S_{MPN} = S_{MPCD} + S_{MPN } \ \ S_{ABPM} = S_{MPCD} + 2 S_{MPN }

\ frac{(x+frac{x+10}{2})3h}{2} = frac{(frac{x+10}{2}+10)3h}{2} + 2. frac{frac{x+10}{2}. h}{2} \ \ (3x +10 ) 3h = (x+30)3h + 2(x+10)h \ \ 9x + 30 = 3x + 90 + 2x + 20 \ \ 4x = 80 \ \ x = 20

Portanto, AB= 20. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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