Questão 54216

(INSPER - 2019)

Foi proposto a um grupo de alunos um experimento sobre a reação da casca de ovos com soluções de ácido clorídrico (HCl), usando os materiais e as condições descritas na tabela.

Casca de ovo
Amostra: 5,0g
Soluções de HCl 100mL

Casca de ovo in natura

0,5mol/L em temperatura = 20ºC

0,5mol/L em temperatura = 60ºC

Casca de ovo pulverizado

1,5mol/L em temperatura = 20ºC

1,5mol/L em temperatura = 60ºC

(http://www.saude.co/ e www.animalnatural.com.br. Adaptado)

O experimento consistia em medir o tempo da reação da solução ácida com a amostra de casca de ovo. Para a preparação do experimento, foi removida a película de material orgânico que compõe a casca de ovo, tanto para o seu uso in natura como para preparação da amostra em pó.

A combinação que apresentou o menor tempo de reação foi aquela que usou

A

a casca do ovo em pó e o HCl 1,5 mol/L a 60 ºC.

B

a casca de ovo in natura e o HCl 0,5 mol/L a 20 ºC.

C

a casca de ovo in natura e o HCl 0,5 mol/L a 60 ºC.

D

a casca do ovo in natura e o HCl 1,5 mol/L a 20 ºC.

E

a casca do ovo em pó e o HCl 0,5 mol/L a 20 ºC.

Gabarito:

a casca do ovo em pó e o HCl 1,5 mol/L a 60 ºC.



Resolução:

Os fatores que aumentam a velocidade de uma reação são, entre outros:

- Aumento da área superficial

- Aumento da temperatura

- Aumento da concentração

Como a área superficial é maior na casca de ovo pulverizada, a alternativa que engloba a casca em pó, a temperatura elevada e maior concentração é a letra A.



Questão 2578

(Insper/2010) Considere a tirinha abaixo. Da leitura da tira, pode-se depreender que: 

 

Português, Literatura e Redação: Análise tirinha Mafalda ...

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Questão 2579

(Insper/2010) Assinale a alternativa correta.

Mafalda cultura ou vestido (com imagens) | Tirinhas, Tirinhas em ...

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Questão 2929

(Insper-2012)

 

A última romântica



Cigarros, isqueiros, copos com drinques coloridos, garrafas vazias - de vodca, do licor de coco Malibu... Às flores, velas, retratos e mensagens de praxe os fãs acrescentaram em frente à casa de Amy Winehouse esses objetos que dão prazer, podem viciar e fazem mal à saúde. Para além da homenagem, era uma forma de participar do universo de excessos da cantora.

É curioso o apelo de Amy num mundo conservador, cada vez mais antitabagista e alerta para os riscos das drogas - um mundo onde vamos sendo ensinados a comprar produtos sem gordura trans e onde até as garotas de esquerda consomem horas dentro da academia. Numa época em que as pessoas são estimuladas a abdicar de certos prazeres na expectativa de durar bastante, simplesmente para durar, Winehouse fez o roteiro oposto - intenso, autodestrutivo, suicida. Sob o aspecto clínico, era uma viciada grave, necessitando desesperadamente da ajuda que insistia em recusar. Uma de suas canções mais famosas trata exatamente disso. Amy foi presa fácil do jornalismo de celebridades, voltado à escandalização da intimidade dos famosos (quanto pior, melhor). Foi também, num tempo improvável, a herdeira de Janis Joplin, morta aos 27 em 1970, e de Billie Holiday, morta aos 44, em 1959, ambas por overdose. Como suas antecessoras, Amy leva ao extremo o éthos romântico - do artista que vive em conflito permanente e se rebela contra o curso prosaico e besta do mundo. Na sua figura atormentada e em constante desajuste, o autoflagelo quase sempre se confunde com o ódio às coisas que funcionam. Numa cultura inteiramente colonizada pelo dinheiro e que convida à idolatria, fazer sucesso parecia uma espécie de vexame e de vileza, o supremo fiasco existencial, contra o qual era preciso se resguardar. Nisso Amy evoca os gênios do romantismo tardio - Lautréamont, Rimbaud e outros poetas do inferno humano, que tinham plena consciência da vergonha de dar certo.
 

SILVA, Fernando de Barros e. Folha de São Paulo, 26/07/2011
 


 Considere esta definição:

Pressupostos são conteúdos implícitos que decorrem de uma palavra ou expressão presente no ato de fala produzido. O pressuposto é indiscutível tanto para o falante quanto para o ouvinte, pois decorre, necessariamente, de um marcador linguístico, diferentemente de outros implícitos (os subentendidos), que dependem do contexto, da situação de comunicação.



Adaptado de FIORIN, J. L. O dito pelo não dito. In: Língua Portuguesa, ano I, n. 6, 2006. p. 3637.



A passagem do texto "A última romântica" em que a palavra sublinhada instaura um pressuposto é

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Questão 6037

(INSPER - 2016) No plano cartesiano ortogonal de origem O (0,0) estão representadas:

- uma circunferência , λ tangente à reta r em T e ao eixo das ordenadas;
- o triângulo retângulo OAT, com A (6,0) e um ângulo externo de medida 120º.

Sabe-se, ainda, que r passa pela origem do plano.

 

 

Nas condições dadas, o raio de λ tem medida igual a

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