(Mackenzie) Na expansão marítimo-comercial europeia, o pioneirismo português nas grandes navegações pode ser explicado como resultado de diversos fatores.
Entre eles, podemos assinalar:
a precoce centralização política e a intervenção real em favor da navegação pelo oceano Atlântico.
o avanço das artes cartográficas e as reivindicações de reformas liberais pela burguesia comercial.
a cobiça da burguesia mercantil e a prática do liberalismo político e econômico pela Coroa portuguesa.
a descoberta das novas rotas mediterrâneas para Constantinopla e a concorrência com as cidades italianas de Gênova e Roma.
a localização geográfica favorável e o estabelecimento de amplas relações comerciais, via Mar Mediterrâneo, com o Oriente.
Gabarito:
a precoce centralização política e a intervenção real em favor da navegação pelo oceano Atlântico.
a) a precoce centralização política e a intervenção real em favor da navegação pelo oceano Atlântico.
Correta. Os empreendimentos das "Grandes Navegações" demandavam imponentes embarcações e a organização de expedições marítimas que manifestaram um grande fomento da náutica, com o desenvolvimento de instrumentos e de técnicas de navegação. Tal aspecto pôde se viabilizar na medida em que eram destinadas expressivas somas de riquezas para essas demandas, as quais somente o tesouro de um Estado organizado e forte poderia suportar.
b) o avanço das artes cartográficas e as reivindicações de reformas liberais pela burguesia comercial.
Incorreta. O liberalismo só surge posteriormente ao estabelecimento dos Estados modernos e das "Grandes Navegações".
c) a cobiça da burguesia mercantil e a prática do liberalismo político e econômico pela Coroa portuguesa.
Incorreta. O liberalismo só surge posteriormente ao estabelecimento dos Estados modernos.
d) a descoberta das novas rotas mediterrâneas para Constantinopla e a concorrência com as cidades italianas de Gênova e Roma.
Incorreta. Portugal despontou com pioneirismo nas navegações especialmente a partir de domínios sob regiões da costa africana.
e) a localização geográfica favorável e o estabelecimento de amplas relações comerciais, via Mar Mediterrâneo, com o Oriente.
Incorreta. Portugal não dota de posições geográficas privilegiadas em relação ao Mediterrâneo, mas sim ao Oceano Atlântico.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão