(MACKENZIE - 2006)
INSIDE A MAKEOVER
One Company’s story illustrates how music-industry giants are retooling in an attempt to survive the digital future.
by Karen Lowry Miller
The battle for digital control ___ ( I )____ in the movie business, but ___( II )___ virtually over in music. The giants are winning. Court rulings have forced free music upstarts like Grokster and Napster out of business, and earlier this month required Kazaa, the producer of filesharing technology, to introduce filters to prevent piracy. The idea that free music would gut the big record companies seems a distant memory, even though it was still the conventional wisdom just a year ago. “We’re finally seeing a raft of new initiatives from really big players,” says Eric Nicoli, chairman of one of the big four music companies, the EMI Group. “This stuff is happening all day, every day now.”
Just consider the last month: Apple and Motorola unveiled a phone that can play music from iTunes, and announced partnerships with big U.S. and British phone companies to develop the mobile music market. In London, two giant retailers, HMV and Virgin, announced digital music ventures, a sign that the online sector is reaching mass-market size. The big labels have arrested a four-year, 25 percent plunge in sales and can now concentrate on exploring new business models to navigate the digital landscape. Nicoli has the buoyant air of a man who has just survived a close scrape with death. In a recent series of interviews, he and other top execs at EMI offered a detailed glimpse at the recent tumult, and where EMI – and their industry – is likely to go from here.
(Adapted from Newsweek.)
The words and verb forms which properly fill in blanks I and II in the text are:
has still raged – it’ll have been
will have raged – it’s being
is still raging – it’s
was still raged – it had been
would still be raged – it has been
Gabarito:
is still raging – it’s
a) INCORETA, já que as lacunas devem ser completadas com verbos conjugados no presente, ao passo que has still raged está no passado e it'll have been no futuro.
b) INCORRETA, uma vez que will have raged está no futuro e it's being está incorreto pois não é necessário o emprego do Past Participle pois não ocorre um movimento, uma continuidade no fato da batalha pelo controle digital estar virtualmente terminado, é um fato concreto.
c) CORRETA, já que a lacuna (I) expressa uma ação que está acontecendo no presente, sendo necessária a utilização do Present Continuous, onde utiliza-se o verb to be + verbo complementar no gerúndio, ficando is still raging (ainda está acirrada) e a lacuna (II) indica uma ação que já está quase terminada, mas ainda está ocorrendo no presente, sendo utilizado o verb to be (it is). The battle for digital control is still raging in the movie bussiness, but it's virtually over in music. (A batalha pelo controle digital ainda está acirrada na industria de filmes, mas está virtualmente terminada na música).
d) INCORRETA, já que a frase pede um complemento que esteja no presente e as opções apresentadas (was still raged e it had been) estão no passado.
e) INCORRETA, já que as opções apresentadas estão no passado e a frase pede um complemento que esteja no presente.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
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