(MACKENZIE - 2017)
Ciência é uma das formas de busca de conhecimento desenvolvida pelo homem moderno. Sob seu escopo inserem-se as mais diferentes realidades físicas, sociais e psíquicas, entre outras. A linguagem, manifestação presente em todos os momentos de nossas vidas e em todas as nossas atividades, podendo até ser tomada como definidora da própria natureza humana, passou a ser tratada sob a perspectiva dessa forma de conhecimento, ou seja, passou a ser objeto de investigação científica, a partir do início do século XX.
Por ter um papel central na vida dos seres humanos, a linguagem tem como sua característica primordial ser multifacetada. Tal característica exige que, ao submeter-se ao tratamento científico, essa realidade multifacetada sofra cortes e abstrações, tendo como consequência o fato de que ela só pode ser entendida a partir de diferentes perspectivas, gerando uma pluralidade de teorias que buscam compreendê-la e explicá-la.
Esmeralda Vailati Negrão, “A cartografia sintática”, em Novos caminhos da linguística
Assinale a alternativa correta.
O texto encontra na exploração das possibilidades estéticas de uso da linguagem sua principal característica.
Marcas de interação com o leitor evidenciam que a função fática é a predominante no texto.
A presença de índices de subjetividade, como o uso destacado da 1ª pessoa, indica que a função expressiva está em destaque no texto.
A linguagem objetiva e direta é uma das características que possibilitam definir a função referencial como a predominante no texto.
Como o texto trata de características da própria linguagem humana, pode-se afirmar que a função conativa é a predominante, dando prioridade a dados concretos e fatos.
Gabarito:
A linguagem objetiva e direta é uma das características que possibilitam definir a função referencial como a predominante no texto.
A. Incorreta. O texto não explora o aspecto estético, a linguagem é clara e objetiva.
B. Incorreta. Não há marcas de diálogo com o leitor.
C. Incorreta. O texto apresenta uma linguagem impessoal, apenas com a terceira pessoa (ele/ela e eles/elas), não se encontra subjetividade.
D. Correta. A função referencial caracteriza-se pelo foco na transmissão de informações. Isso exige, então, clareza e objetividade na linguagem.
E. Incorreta. De fato o texto trata de caracterizar a linguagem e prioriza fatos e dados, mas isso não justifica a função conativa, dado que não há intenção de convencer ou persuadir o leitor.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão