(FUVEST - 2000 - 1ª FASE)
The Sydney Olympics – billed as the Green Games – open in exactly 64 weeks, on 15 September 2000. In bidding for the Games, the Sydney delegates promised that theirs would be the most environmentally-friendly Games ever. But there are growing doubts that Sydney will deliver on its promises, even though Australia holds a commanding lead in the race to develop key environmentally-friendly technologies.
The biggest single obstacle to the Green Games is the site itself. The land around Homebush Bay, in western Sydney, was an industrial graveyard previously used by chemical giants such as ICI and Union Carbide – infamous for the Bhopal plant leak on 3 December 1984 that poisoned thousands in India.
Their legacy was toxic waste in unmarked sites. The bodies associated with the bid knew about this, and saw the Games as a way to clean up the mess and create a new community. Thus Sydney’s bid document featured a glorious artist’s impression of a ceremonial entrance on the waterfront, where, beneath fluttering bunting, Olympic athletes and grandees arrive from downtown on eco-friendly water taxis. It was, says Murray Hogarth, environmental correspondent of the Sydney Morning Herald, “an absolutely key facet of the bid”.
THE FRIDAY REVIEW
The Independent 25 June 1999
Choose the question for the statement: “...the Sydney delegates promised that theirs would be the most environmentally-friendly Games ever.” (lines 4-7)
Whose Games the Sydney delegates promised that would be the most environmentallyfriendly Games ever?
Who did the Sydney delegates promise that would be the most environmentally-friendly Games ever?
Who did promise that theirs would be the most environmentally-friendly Games ever?
Whose Games did the Sydney delegates promise that would be the most environmentally-friendly Games ever?
Which Games the Sydney delegates promised that would be the most environmentally-friendly Games ever?
Gabarito:
Whose Games did the Sydney delegates promise that would be the most environmentally-friendly Games ever?
a) INCORRETA, uma vez que é necessário que seja introduzido o verbo auxiliar did para formar a questão e aqui não o encontramos.
b) INCORRETA, já que o pronome "who" é utilizado para se referir a pessoas, significando "quem", e na verdade deveria ser utilizado "whose", que significa "de quem".
c) INCORRETA, há diversos erros na frase, primeiro temos o "who", que não deve ser utilizado nesse caso, também temos o "theirs", que não está corretamente colocado aqui, já que faz mais parte da resposta do que da pergunta.
d) CORRETA, pois foi utilizado o pronome "whose" e a pergunta está sendo corretamente respondida pela frase do enunciado. Podemos traduzi-la como "Os delegados de Sydney prometeram que os jogos de quem seriam os mais ecologicamente corretos de todos?"
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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