(FUVEST - 2009 - 1 FASE) Em uma experiência, um longo fio de cobre foi enrolado, formando dois conjuntos de espiras, E1 e E2, ligados entre si e mantidos muito distantes um do outro. Em um dos conjuntos, E2, foi colocada uma bússola, com a agulha pontando para o Norte, na direção perpendicular ao eixo das espiras.
A experiência consistiu em investigar possíveis efeitos sobre essa bússola, causados por um ímã, que é movimentado ao longo do eixo do conjunto de espiras E1.
Foram analisadas três situações:
I. Enquanto o ímã é empurrado para o centro do conjunto das espiras E1.
II. Quando o ímã é mantido parado no centro do conjunto das espiras E1.
III. Enquanto o ímã é puxado, do centro das espiras E1, retornando à sua posição inicial.
Um possível resultado a ser observado, quanto à posição da agulha da bússola, nas três situações dessa experiência, poderia ser representado por:
O eixo do conjunto de espiras E2 tem direção leste-oeste.
Gabarito:
Resolução:
Para responder essa questão temos que ter em mente o que acontece quando o ímã é aproximado, o que acontece quando o ímã fica parado e o que acontece quando o ímã é afastado.
Quando o ímã está parado não há indução na espira, assim o campo magnético que atuará na bússula será exatamente o mesmo campo da situação inicial quando o ímã está distante. Assim a primeira figura deve ser exatamente a mesma da terceira figura das alternativas.
Assim as alternativas possíveis são A e B a partir dessa análise inicial.
Agora vamos lembrar o que acontece quando o ímã é aproximado ou afastado.
Quando o ímã é aproximado o fluxo de campo magnético dentro da espira aumenta, assim surge um campo magnético induzido que é contrário a esse aumento. Se o polo norte é que está se aproximando pela esquerda então o campo induzido estará para a esquerda na espira da qual ele se aproxima.
Quando o ímã é afastado o fluxo de campo magnético dentro da espira diminui, assim surge um campo magnético induzido que é contrário a essa diminuição. Se o polo norte é que está se afastando para a esquerda então o campo induzido estará para a direita na espira da qual ele se afasta.
A partir dessa análise podemos notar que o campo induzido muda de sentido ao alterar o movimento relativo entre o ímã e a espira, assim esperamos que o campo magnético na espira 2 também sofra a mesma inversão de sentido.
Dessa forma a bussúla deve apontar numa direção ao aproximar e em outra direção ao se afastar, como está na alternativa A. Por causa dessa inversão a bússula nunca poderia estar apontando na mesma direção como é apresentado nas figuras 2 e 4 da alternativa B.
Nessa questão o ímã não tem os seus polos invertidos, é o polo norte que aproxima e é o polo norte que se afasta
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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