(FUVEST 2021 - 1ª fase )
A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de "Período Regencial". Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo período, tipifica
o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém-formados na América.
a expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio à geopolítica da Segunda Revolução Industrial.
a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.
a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.
o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.
Gabarito:
o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.
a) o impacto, no Brasil, de conflitos de fronteira com os países hispânicos recém-formados na América.
Incorreto. As más condições de vida e a baixa possibilidade de participação política, que ocupavam o cerne das mobilizações citadas, não tiveram como fundamento ou causa o aspecto inferido pela alternativa.
b) a expansão de interesses imperialistas franceses e alemães em meio à geopolítica da Segunda Revolução Industrial.
Incorreto. Tal aspecto não se faz presente nesse contexto - a Segunda Fase da Revolução Industrial é posterior a esse contexto.
c) a capacidade negociadora das elites imperiais em evitar que questões regionais desembocassem em conflitos armados.
Incorreto. Notadamente esse foi um problema para as elites brasileiras desse contexto, tendo em vista justamente o vasto número de conflitos que chegaram às vias armadas no Período regencial.
d) a persistência, no contexto nacional brasileiro, de disputas entre jesuítas e governantes em torno da exploração do trabalho escravo.
Incorreto. Tais figuras não ocupavam o cerne das disputas citadas do contexto em questão.
e) o caráter violento e socialmente excludente do processo de formação do Estado nacional brasileiro.
Correta. Tais mobilizações pairavam especialmente sob melhores condições de vida e participação política.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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