(FUVEST - 2021 - 1ª fase)
A ascensão de regimes autoritários na Europa nas primeiras décadas do século XX teve o amparo de milícias que arregimentaram uma legião de indivíduos de origem social heterogênea. Dentre estes grupos, destaca(m)-se:
A Tropa de Proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo.
Os Camisas Negras, que usaram ações violentas, intimidanção e assassinatos contra opositores políticos de Mussolini.
A Seção de Assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por asseguras os interesses nazistas nos territórios ocupados.
As Falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica.
As milícias salazaristas, que aturam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.
Gabarito:
Os Camisas Negras, que usaram ações violentas, intimidanção e assassinatos contra opositores políticos de Mussolini.
A) A Tropa de Proteção (SS), que foi uma organização paramilitar incumbida de organizar as manifestações de massa em apoio ao nazismo.
Incorreto. SS, a Polícia do Estado foi Uma ferramenta importante do terror nazista na era do Esquadrão de Proteção (Schutzstaffel). A princípio, seus membros formavam uma guarda especial com a função de proteger Adolf Hitler e outros líderes do Partido. A SS foi a organização mais responsável pelo genocídio de cerca de 6 milhões de judeus e milhões de outras vítimas durante o Holocausto. Membros de todos os seus ramos cometeram crimes de guerra e crimes contra a humanidade durante a Segunda Guerra Mundial. A respeito dessa afirmativa, essa função de organização paramilitar era da Seção de Assalto (SA).
b) Os Camisas Negras, que usaram ações violentas, intimidanção e assassinatos contra opositores políticos de Mussolini.
Correta. Os camisas-negras foram organizados por Benito Mussolini como uma violenta ferramenta militar do seu movimento político. Uma das características do fascismo foi a criação de milícias uniformizadas destinadas a atacar partidários de outras correntes políticas, principalmente de esquerda. O uso de uniformes (no caso camisas negras) entre os milicianos fascistas tornou-se prática recorrente na extrema direita do período, alcançando até o Brasil, com os “camisas verdes” integralistas.
c) A Seção de Assalto (SA), que foi uma organização paramilitar responsável por asseguras os interesses nazistas nos territórios ocupados.
Incorreto. SA foi a milícia paramilitar durante o período em que o Nazismo exercia o poder na Alemanha. A defesa dos interesses nazistas nos territórios ocupados era função do exército.
d) As Falanges espanholas, que foram empregadas na realização de atentados contra monarquistas e membros da comunidade judaica.
Incorreto. As falanges e o franquismo eram a favor da monarquia.
e) As milícias salazaristas, que aturam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.
Incorreto. As milícias salazaristas não atuavam para garantir a resistência contra os interesses portugueses na Ásia.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão