(FUVEST 2021 - 1a fase) A economia do império do brasil foi caracterizada por:
Prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.
Desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com os países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.
Crescimento entre desenvolvimento agrícola e industrial, responsável por tornar o Brasil a 4a maior economia do mundo.
Crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
Redução contínua do tráfico de escravos e políticas públicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.
Gabarito:
Crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
a) Prevalecimento do trabalho assalariado imigrante e investimentos estatais na indústria primária.
Incorreta. O trabalho imigrante passa a ser incentivado como política pública somente após o Segundo Reinado.
b) Desenvolvimento de relações comerciais e diplomáticas com os países americanos, em detrimento das relações com os países europeus.
Incorreta. Haviam fortes relações econômicas internacionais entre o Brasil e países da Europa, como a Inglaterra.
c) Crescimento entre desenvolvimento agrícola e industrial, responsável por tornar o Brasil a 4a maior economia do mundo.
Incorreta. Pode-se observar nesse contexto um pequeno "surto" Industrial e um breve desenvolvimento agrícola, mas voltado à agroexportação.
d) Crescimento progressivo da dívida externa e preponderância de uma economia agroexportadora.
Correta. A dívida externa aumentou especialmente em detrimento dos conflitos travados, e a economia se dedicava cada vez mais á exportação do café, principalmente com o Convênio de Taubaté.
e) Redução contínua do tráfico de escravos e políticas públicas voltadas à alfabetização e capacitação profissional de trabalhadores pobres.
Incorreta. Não há incentivo notório a tais políticas públicas nesse contexto.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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