Questão 59468

(FUVEST - 2021 - 1ª FASE)

Leia os provérbios:

1. Don't count your chickens before they lay eggs.

2. Don't bite the hand that feeds you.

3. Every cloud has a silver lining.

 

A alternativa que melhor expressa a ideia contida em cada um dos três provérios, na ordem em que aparecem, é:

A

Esperteza; desconfiança; foco.

B

Precipitação; ingratidão; esperança.

C

Observação; certeza; experiência.

D

Exagero; harmonia; desaprovação.

E

Orgulho; desprezo; teimosia.

Gabarito:

Precipitação; ingratidão; esperança.



Resolução:

Tradução dos provérbios/equivalência em português:

  1. Don’t count your chickens before they lay eggs - Não cante vitória antes da hora.
  2. Don’t bite the hand that feeds you - Não cuspa no prato em que comeu.
  3. Every cloud has a silver lining - Tudo tem um lado bom.

 

O primeiro provérbio traz a ideia da precipitação, recomendando que as pessoas não tomem as coisas como certas antes delas acontecerem de verdade. O segundo provérbio traz a ideia da ingratidão, uma vez que diz para não desprezar aquilo que fez parte da sua origem. O terceiro e último provérbio traz a ideia da esperança, sendo este muito utilizado entre os brasileiros em momentos difíceis.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão