(FUVEST 2021 - 1 fase) Leia com atenção os dados do quadro e da tabela, relativos à epidemia de gripe espanhola na cidade de São paulo, em 1928.
Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar:
A mortalidade gripal verificada nos distritos do Belenzinho e da Mooca foi resultado da alta concentração demográfica associada às condições de habitação e de serviços.
Os mais elevados indices de óbitos foram verificados entre os distritos que concentravam o maior contingente demográfico, independentemente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.
O número de óbitos gripais colhido no Bom Retiro atesta que não há correlação entre a topografia, o tipo de moradia e a origem social dos infectados.
Apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais nos distritos da Sé e da Liberdade, o Índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.
Os dados indicam que a epidemia alastrou-se por toda a cidade, com igual impacto sobre a população, não importando a classe.
Gabarito:
A mortalidade gripal verificada nos distritos do Belenzinho e da Mooca foi resultado da alta concentração demográfica associada às condições de habitação e de serviços.
a) A mortalidade gripal verificada nos distritos do Belenzinho e da Mooca foi resultado da alta concentração demográfica associada às condições de habitação e de serviços.
Correta. Tendo em vista as condições favoráveis à contaminação, as condições sociais têm relação direta com a taxa de contaminação.
b) Os mais elevados índices de óbitos foram verificados entre os distritos que concentravam o maior contingente demográfico, independentemente do tipo de moradia e dos benefícios existentes.
Incorreto. O tipo de moradia e dos benefícios existentes é totalmente relevante nesse contexto.
c) O número de óbitos gripais colhido no Bom Retiro atesta que não há correlação entre a topografia, o tipo de moradia e a origem social dos infectados.
Incorreto. Há sim uma correlação entre a topografia, o tipo de moradia e a origem social dos infectados.
d) Apesar da semelhança entre as condições sanitárias e residenciais nos distritos da Sé e da Liberdade, o Índice de mortalidade verificado é significativamente distinto.
Incorreto. Não são distintos. Na Sé o índice de mortalidade é 6,40 e na Liberdade é 6,14, ou seja, são bem próximos e não distintos.
e) Os dados indicam que a epidemia alastrou-se por toda a cidade, com igual impacto sobre a população, não importando a classe.
Incorreto. Há sim uma elevada importância da classe social, ademais, os impactos não foram iguais por toda a cidade.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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