(FUVEST - 2021 - 1ª FASE)
Disponível em https://www.instagram.com/CEhFFU/. Adaptado.
O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiriçá e do Recôncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, é correto afirmar:
São gerados por intrusões e maremotos, cuja violência durante as movimentações provoca fissuras na superfície.
São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.
Têm início pelo soerguimento da crosta, e o do dia 30/08/2020 teve sua origem na bacia Amazônica.
Têm início com a divergência da crosta continental, e o do Recôncavo Baiano provocou impactos até na Serra Gaúcha.
São gerados pela abertura de falhas, importante para o conhecimento do núcleo do planeta Terra explorado na região.
Gabarito:
São gerados em razão da presença de falhas geológicas e seu estudo traz conhecimento da geologia do território brasileiro.
A) Incorreta, pois, terremotos são gerados por movimentos tectônicos ou reassentamento de camadas do solo e/ou rochas.
B) Correta, pois, os terremotos são gerados, justamente, por falhas geológicas, nas extremidades das placas, e seu estudo nos ajuda muito a estudar a geologia do território onde o tremor ocorre.
C) Incorreta, pois, não teve início gerado pelo soerguimento da crosta, mas sim pela presença de falhas geológicas, nas extremidades das placas tectônicas, e o movimento que ocorre entre elas.
D) Incorreta, pois, não há divergência de placas continentais nessa região, já que há, apenas, convergência entre as placas Sul Americana e de Nazca.
E) Incorreta, pois, mesmo podendo ser gerado por aberturas de falhas tectônicas, não é possível atingir o núcleo terrestre, que está muito distante e não relacionado à tal fenômeno.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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