(FUVEST - 2021 - 2ª FASE)
No dia 12 de outubro de 1492, três navios a serviço da coroa de Castela, comandados pelo navegador genovês Cristóvão Colombo, chegaram às atuais Bahamas. Relacione tal acontecimento com a
a) concepção medieval-cristã de que a Terra era uma criação de Deus;
b) competição mercantil interestatal europeia de fins do século XV;
c) memória construída em torno dele em dois momentos dos séculos XX ou XXI.
Gabarito:
Resolução:
a) A concepção criacionista estipula uma ideia de que a Terra é plana, e esse aspecto foi contestado por Colombo. Ele se inspirava nas longas distâncias percorridas ao sul pelos portugueses, e devido à crença na esfericidade da Terra, acreditou na possibilidade do descobrimento de novos territórios. Além disso, a descoberta de ilhas no Atlântico municiou Colombo em argumentos para conseguir investimentos aos seus empreendimentos.
b) Ao final do século XV a competição mercantil interestatal europeia domina o cenário econômico iniciando uma busca pela acumulação de metais preciosos que era a base das relações econômicas. Neste cenário, a chegada de Colombo à América em 1492 está relacionada ao mercantilismo na medida que é a concretização da busca por estes metais preciosos que seriam posteriormente encontrados no continente.
c) A priori, a memória construída sobre Colombo, no começo do século XX, foi vista sob a perspectiva de um conquistador, desbravador corajoso. Já no século XXI, figuras como a de Colombo foram contestadas e a memória histórica sobre eles passa a partir de um lugar de usurpação, genocídio e domínio.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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