(FUVEST - 2021 - 2ª FASE)
O perímetro de uma figura plana é o comprimento de seu contorno. O diâmetro de uma figura plana é a maior distância entre dois pontos do contorno dessa figura. Calcule a razão entre o perímetro e o diâmetro em cada uma das figuras planas nos casos a seguir:
a) Um retângulo com lados de medidas 3 e 4.
b) O triângulo obtusângulo ABC mostrado na Figura 1.
c) A região colorida dentro do círculo de raio 𝑟 mostrada na Figura 2.
Gabarito:
Resolução:
a) O retângulo seria como desenhado abaixo:
Como o diâmetro é a maior distância entre dois pontos localizados sobre o perímetro da figura, então o diâmetro do retângulo deve ser sua diagonal. Assim:
Diâmetro:
Perímetro:
RAZÃO:
b)
Primeiramente obtemos, por Pitágoras, o valor do lado CB do triângulo retângulo CDB:
Para descobrirmos AB podemos fazer Pitágoras em ADB:
Com o valor dos lados desse triângulo ABC em mãos podemos calcular o perímetro e diâmetro do mesmo.
Como o diâmetro é a maior distância entre pontos do perímetro do triângulo, a maior distância obtida entre dois pontos de um triângulo é o próprio lado maior desse triângulo. No caso desse triângulo, o maior lado é AB, logo:
Diâmetro:
Perímetro:
RAZÃO:
c)
Perceba que os três ângulos centrais dessa figura circular são todos iguais a 120°.
No triângulo destacado de lados r, r e x podemos fazer Lei dos Cossenos para obtermos x em função a r:
O diâmetro dessa figura é o próprio diâmetro do círculo que é 2r.
Já o perímetro é igual a x mais o perímetro do setor circular direito. Veja que dividindo o círculo em três partes iguais, ou seja, em três setores de 120° cada (já que o círculo tem 360° como ângulo central, então 360° / 3 = 120° para cada setor). Então, cada setor circular de 120° possui perímetro igual a um terço do perímetro de um círculo normal. Como esta figura na parte direita é a junção de dois setores circulares de 120° cada, então o perímetro dessa parte é dois terços do perímetro do círculo completo. Assim:
Diâmetro:
Perímetro:
RAZÃO:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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