Questão 60262

(FUVEST - 2021 - 2ª FASE) 

O crescimento populacional a partir da década de 1950, no entender da teoria _____________, determinaria a existência de uma população excedente às possibilidades do desenvolvimento econômico nos países do 3º Mundo e, assim, explicaria seu subdesenvolvimento. Ficavam evidentes o receio de comprometer os recursos naturais mundiais e a pressão e ameaça política representadas por essa população excedente. Nessa teoria estava presente o pavor da prolificidade de ‘raças inferiores’.

Amélia Damiani. População e Geografia, 1991. Adaptado.

A partir do excerto,

a) preencha, na Folha de Respostas, qual palavra denomina a teoria.

b) explique dois argumentos que contrariam a teoria citada.

c) cite e explique uma política social influenciada por essa teoria

Gabarito:

Resolução:

a) Teoria Neomalthusiana.

b) O Neomalthusianismo pode ser contrariado, pois, mesmo com o aumento populacional ainda conseguimos usufruir dos recursos naturais, e conseguiremos manter dessa forma desde que medidas de uso sustentável desses recursos sejam implantados nos meios de extração dos mesmos. Além disso, as parcelas mais pobres da população mundial, citada no texto como “raças inferiores”, não podem ser consideradas como tal, apenas, por serem pessoas inseridas em contextos com menores oportunidades econômicas e, mesmo com sua existência, os desenvolvimento econômico não é impossibilitado, já que essa parcela, caso qualificada, pode efetuar trabalhos importantíssimos para o desenvolvimento econômico de um país, ao mesmo tempo que os tiraria da instabilidade econômica que os coloca nesse papel de inferioridade por parte dos teóricos dessa vertente.

c) Uma política altamente influenciada por essa teoria foi a Política do Filho Único, implantada na China por Deng Xiaoping, no fim da década de 1970, onde as famílias chinesas eram permitidas de terem, apenas, um filho, caso nascessem mais, estas crianças seriam mortas pelo governo chines, com objetivo de reduzir a população, principalmente das parcelas mais pobres da população, assim, pouparia recursos que seriam gastos com esses filhos que não nasceram ou foram prontamente executados.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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