Questão 6027

 (FUVEST - 2009) Na figura, B, C e D são pontos distintos da circunferência de centro O, e o ponto A é exterior a ela. Além disso,

  1. A, B, C e A, O, D são colineares;
  2. AB = OB;
  3. CÔD mede α radianos.

Nessas condições, a medida de , em radianos, é igual a

A

B

C

D

E

Gabarito:



Resolução:

Usando as informações do enunciado e os raios da circunferência, podemos determinar quais segmentos tem a mesma medida:

Queremos descobrir A hat{B}O, vamos chamar este ângulo de x:

Como ABO é isósceles, podemos definir os ângulos B hat{A}O e B hat{O}A como:

180^{circ} = pi

Bhat{A}O = Bhat{O}A = frac{pi-x}{2}

Assim, pelo teorema do ângulo externo:

Ohat{B}C= frac{pi-x}{2} + frac{pi-x}{2} = pi - x

Como o triângulo OBC é isósceles:

Ohat{C}B = pi -x

Por fim, pelo teorema do ângulo externo:

O hat{B}C + Ohat{C}B = B hat{O}A + Chat{O}D

pi - x + pi - x = frac{pi-x}{2}+ alpha

2pi - 2x + 2pi - 2x ={pi-x}+ 2alpha

4pi - 4x ={pi-x}+ 2alpha

- 4x+x =pi -4pi+ 2alpha

-3x =-3pi+ 2alpha

3x=3pi- 2alpha

x=frac{3pi- 2alpha}{3}

x=pi -frac{2alpha}{3}

Alternativa C.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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