(Mackenzie - 2001) Indicate the alternative that best completes the following sentence.
" ________ it rained hard, the plane took ________."
In spite of - on
Unless - out of
If - out
Although - off
But - over
Gabarito:
Although - off
A) INCORRECT: é possível usar o "in spite of", com a ideia de uma conjunção concessiva (contrária, mas não impeditiva), mas o uso de "on" não corresponde ao sentido da frase, porque take on significa assumir/comprometer-se a, situação que não condiz com a ideia do avião.
B) INCORRECT: pois a conjunção "unless" introduz uma ideia de condicionalidade (ao menos que), o que faz com que o verbo na oração seguinte (take) viesse acompanhado de would, além de outras restrições.
C) INCORRECT: pois como está sendo usado um termo condicional na primeira frase "If", na segunda necessariamente deveria haver o auxiliar de condicional do passado (Would), uma vez que ação ocorre no passado e o resultado também acontece no passado.
D) CORRECT: pois o sentido dessa sentença está coerente e sua escrita gramatical também, uma vez que na primeira oração é estabelecida uma ideia de concessão (é apresentada uma ideia contrária, mas que não impede a ocorrência da oração seguinte). Ou seja, a ideia contrária da primeira oração (chover forte) é contrária à ideia de decolar, que pede condições boas, mas não impediu que esta ocorresse (o avião decolou).
E) INCORRECT: porque não é estabelecida uma sequência lógica entre a oposição da primeira frase (mas choveu forte) e a afirmação da segunda (o avião decolou), o que impede que as duas formas verbais e seus elementos adicionais não são condizentes.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão