Questão 61837

(VUNESP - 2018) 

Observe a imagem.

Lygia Clark. The inside is the outside, 1963

 

As obras de Lygia Clark, Lygia Pape, Hélio Oiticica caracterizam a produção Neoconcreta definida por uma arte

A

cerebral e que tinha por referência a produção realizada pelas vanguardas históricas presentes na Bauhaus.

B

que não tinha como finalidade a produção de objetos, mas uma relação legítima e ativa do público.

C

fundamentada em uma relação com a ciência e com a tecnologia, na busca de novos materiais e processos.

D

representacional e figurativa, buscando um retorno de conceitos artísticos anteriores à abstração.

E

voltada à abstração lírica, não geométrica e propositora de resgate da escultura do início do século XX.

Gabarito:

que não tinha como finalidade a produção de objetos, mas uma relação legítima e ativa do público.



Resolução:

A) INCORRETA: a produção neoconcreta se opõe ao concretismo, uma vez que, enquanto os concretistas pensavam em uma arte mais objetiva e real, os neoconcretos saem um pouco do campo cerebral para ir para o campo subjetivo, demonstrando que as artes devem ser mais libertárias do cientificismo técnico, do exacerbado racionalismo da “arte pela arte”, e pensar que toda arte tem um subjetivismo e uma expressividade.

B) CORRETA: um dos principais fatores de construção dos neoconcretistas é romper com aquilo que os concretistas pensavam: que a arte se bastava por si mesma e pela sua forma. Os novos teóricos da vertente neoconcretista pensavam a arte como uma liberdade de experimentações e criações e que ela fosse criada também para interagir o público. Essa interação levava os seus consumidores à subjetividade que os neoconcretistas tanto desejavam.

C) INCORRETA: pois essa ideia é defendida pelos concretistas, e não pelos neoconcretistas. O neoconcretismo se opunha ao concretismo, materialismo, cientificismo e positivismo, todas ideologias de caráter mais teórico, objetivo.

D) INCORRETA: pois os neoconcretistas pensavam não em uma arte que poderia figurar ou representar algo que existe, conceitos destacados nessa alternativa, mas eles pensavam que a arte poderia transcender a realidade e alcançar o campo do abstrato, das reflexões intimistas.

E) INCORRETA: a abstração não é lírica, mas sim geométrica. Nessa imagem, podemos ver que a escultura possui uma forma, e não é algo com estruturas imaginárias. O geometrismo é importante para que sejam alcançados os objetivos subjetivistas dos neoconcretos e para que as abstrações sejam possíveis.



Questão 2177

(VUNESP)

“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.

“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.

“E, às vezes, me julgava importante.”

 

Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:

Ver questão

Questão 7201

(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:


 

Ver questão

Questão 7204

(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?

Ver questão

Questão 7306

(Vunesp 2010)

Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.

Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:

 

*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia

Ver questão