Questão 63502

(VUNESP - 2006) Efetivamente, ocorriam casamentos mesmo entre os escravos. É preciso lembrar que a Igreja incumbia os senhores de manter seus cativos na religião católica, responsabilizando-os pelo acesso aos sacramentos e ritos de culto. Dessa forma, o casamento era não só forma de aculturação, mas também de estabilidade nos plantéis, desestimulando fugas e mesmo as alforrias, revertendo sempre no interesse do próprio senhor.
Como exemplo, no Serro Frio, Francisca da Silva de Oliveira, a conhecida Chica da Silva, casava sistematicamente seus escravos. Em 30 de julho de 1765, na matriz de Santo Antônio do Tejuco, casaram-se seus escravos Joaquim Pardo e Gertrudes Crioula.

(Júnia Ferreira Furtado, Cultura e sociedade no Brasil colônia.)

Assim, para os senhores de escravos, permitir e incentivar o casamento dos seus escravos significava

A

se contrapor aos interesses da Igreja Católica, que defendia os rituais religiosos apenas aos homens livres.

B

ampliar, de maneira substancial, as ocorrências de alforrias das crianças nascidas desses casamentos.

C

resgatar as tradições culturais e religiosas dos povos africanos, garantindo o casamento entre pessoas da mesma etnia.

D

ter escravos disciplinados para o trabalho e menos propensos aos atos de rebeldia contra a escravidão.

E

evitar as uniões entre africanos e colonizadores brancos, em nome do projeto de “embranquecimento” do Brasil.

Gabarito:

ter escravos disciplinados para o trabalho e menos propensos aos atos de rebeldia contra a escravidão.



Resolução:

a) se contrapor aos interesses da Igreja Católica, que defendia os rituais religiosos apenas aos homens livres.

Incorreto. O casamento dos escravos não contrapunha os interesses da Igreja Católica. Observe que o texto mesmo diz que ‘’é preciso lembrar que a Igreja incumbia os senhores de manter seus cativos na religião católica, responsabilizando-os pelo acesso aos sacramentos e ritos de culto.’’

b) ampliar, de maneira substancial, as ocorrências de alforrias das crianças nascidas desses casamentos.

Incorreto. O casamento não significava isso para os senhores de escravos, e o texto diz que ‘’o casamento era não só forma de aculturação, mas também de estabilidade nos plantéis, desestimulando fugas e mesmo as alforrias.’’ 

c) resgatar as tradições culturais e religiosas dos povos africanos, garantindo o casamento entre pessoas da mesma etnia.

Incorreto. Não havia o interesse de resgatar as tradições culturais e religiosas dos povos africanos.

d) ter escravos disciplinados para o trabalho e menos propensos aos atos de rebeldia contra a escravidão.

Correta. 

e) evitar as uniões entre africanos e colonizadores brancos, em nome do projeto de “embranquecimento” do Brasil.

Incorreto. O casamento não significava isso para os senhores de escravos. 



Questão 2177

(VUNESP)

“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.

“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.

“E, às vezes, me julgava importante.”

 

Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:

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Questão 7201

(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:


 

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Questão 7204

(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?

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Questão 7306

(Vunesp 2010)

Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.

Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:

 

*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia

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