As figuras acima representam pirâmides ecológicas. Considerando a cadeia alimentar fitoplâncton → zooplâncton → peixes, as pirâmides de energia, de biomassa e de números, em um dado momento, são, respectivamente,
A, B e C.
C, B e A.
A, A e A.
A, B e A.
C, B e C.
Gabarito:
A, B e A.
A pirâmide de energia representa a quantidade de energia acumulada em cada nível trófico. O fluxo de energia é unidirecional e diminui a cada nível, porque apenas uma pequena quantidade é passada pro nível seguinte. Então, os produtores, nesse caso, os fitoplânctons, sempre possuem o maior nível de energia, e consequentemente, os consumidores dos níveis tróficos acima vão possuir cada vez menos. É representada pela pirâmide A.
A pirâmide de biomassa representa a quantidade de matéria orgânica presente no organismo de acordo com a massa e a área. Dessa forma, organismos com razão massa/área maior, terão uma maior biomassa. Porém, em alguns ecossistemas, como rios e lagos, essa pirâmide se apresenta de forma invertida em razão do ciclo de vida dos organismos. Os fitoplânctons e os peixes se multiplicam numa velocidade maior do que os zooplânctons, e por isso, o seu ciclo de vida acaba sendo menor em determinado momento, o que interfere na medida de biomassa. Por isso, a biomassa é maior nos zooplânctons. É representada pela pirâmide B.
A pirâmide de número representa o número de organismos em cada nível trófico. A base sempre apresenta um número maior de organismos e esse valor vai diminuindo nos níveis tróficos acima. Por isso, os fitoplânctons estão num nível maior, que os zooplânctons que estão num nível maior que os peixes. É representada pela pirâmide A.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão