Questão 6485

(FUVEST - 2015) Dadas as sequências  e , definidas para valores inteiros positivos de n, considere as seguintes afirmações:

I. an é uma progressão geométrica;

II. bn é uma progressão geométrica;

III. cn é uma progressão aritmética;

IV. dn é uma progressão geométrica.

São verdadeiras apenas

A

I, II e III.

B

I, II e IV.

C

I e III.

D

II e IV.

E

III e IV.

Gabarito:

III e IV.



Resolução:

I) a_n = n^2 + 4n + 4

n = 1 
ightarrow a_1 = 1^2 + 4cdot1 + 4 = 9

n = 2 
ightarrow a_2 = 2^2 + 4cdot2 + 4 = 16

n = 3 
ightarrow a_3 = 3^2 + 4cdot3 + 4 = 25

frac{a_3}{a_2} 
eq frac{a_2}{a_1}

Logo, a_n não é uma P.G.

II) b_n = 2 ^{n^{2}}

n = 1 
ightarrow b_1= 2^{1^{2}}=2^1

n = 2 
ightarrow b_2= 2^{2^{2}}=2^4

n = 3 
ightarrow b_3= 2^{3^{2}}=2^9

frac{b_3}{b_2} 
eq frac{b_2}{b_1}

Logo, b_n não é uma P.G.

III) c_n= a_{n+1}-a_n

c_n= (n+1)^2 + 4(n+1)+4 - n^2 - 4n - 4

c_n= n^2 + 2n + 1 + 4n + 4 - n^2 - 4n

c_n= 2n + 1 + 4 = 2n + 5

O que é uma P.A., de primeiro termo 7 e razão 2.

IV) d_n = frac{b_{n+1}}{b_n}

d_n = frac{2^{(n+1)^{2}}}{2^{n^{2}}}

d_n = frac{2^{n^2 + 2n + 1}}{2^{n^2}}

d_n = 2^{2n+1}

Que é uma P.G. de razão 2^2 e primeiro termo 2^3.

Alternativa E.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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