Questão 65730

(Unespar - 2016) Na década de 1960, os jovens nos EUA e na Europa Ocidental se envolveram em mobilizações e em um conjunto de contestações que ficou conhecido como contracultura. No que se refere à contracultura é INCORRETO afirmar que:

A

Nos Estados Unidos estudantes e intelectuais passaram a incorporar reivindicações de grupos considerados marginalizados, como os negros, os homossexuais e as mulheres, na busca por seus direitos;

B

O engajamento de grande quantidade de jovens no movimento hippie, que recusavam a sociedade industrial, massificante e de consumo, e defendiam uma sociedade igualitária, pacífica e naturalista;

C

Na música, destacava-se Elvis Presley como símbolo de atitude desafiadora dos costumes e, no cinema, ganhava destaque James Dean interpretando personagens insatisfeitos com o modelo de sociedade. Presley e Dean juntos expressavam não só um novo estilo de vida, mas o conflito de gerações que ganhava expressão política e cultural;

D

Um dos maiores atos simbólicos da década de 1960 foi aproximação entre diversas Igrejas em favor da paz e do fim dos conflitos religiosos que assolavam a Europa e oprimiam os jovens estudantes e trabalhadores. O ato marcou o aparecimento de importantes lideranças dessa geração, como Martin Luther King;

E

Na Europa, um movimento de rebeldia que teve destaque foi o de Maio de 1968, na França, marcado inicialmente por paralisações estudantis que ocuparam as Universidades em protestos contra o governo.

Gabarito:

Um dos maiores atos simbólicos da década de 1960 foi aproximação entre diversas Igrejas em favor da paz e do fim dos conflitos religiosos que assolavam a Europa e oprimiam os jovens estudantes e trabalhadores. O ato marcou o aparecimento de importantes lideranças dessa geração, como Martin Luther King;



Resolução:

a) Correta. A causa de grupos marginalizados se encaixa no tema da contracultura: dando voz aos homossexuais, aos negros e às mulheres, as mobilizações da década de 1960 representaram uma contestação à cultura dominante (heterossexual, branca e masculina), que colocava esses grupos em posição de desprivilégio.

b) Correta. O movimento hippie é o maior exemplo da contracultura dos anos 1960: recusando a sociedade industrial, massificante e consumista (da cultura hegemônica), os hippies pregavam um novo estilo de vida oposto a isso. Seus preceitos incluem uma vida simples, pacífica, onde a natureza provém o necessário para a existência e onde os costumes tradicionais (principalmente relacionados à moral) não regem a conduta dos indivíduos. 

c) Correta.  A expressão de um novo estilo de vida, na música e no cinema, expressam os preceitos do movimento de contracultura na medida em que significam um rompimento com a cultura tradicional em prol de outros parâmetros culturais: com Elvis e James Dean, surgem novas formas de se expressar artística e ideologicamente, formas que, se mostrando bem-sucedidas, vêm para contestar as tradições existentes nesses campos.

d) Incorreta.  Ainda que Martin Luther King seja um emblema da contracultura, não foi esse o contexto em que ele se tornou notório: ele foi um pastor e era integrante de organizações cristãs de protesto, mas sua luta era contra a segregação racial nos EUA, e não “em favor da paz e do fim dos conflitos religiosos” na Europa. 

e) Correta. O protesto na França em maio de 1968 reunia estudantes protestando a favor de mudanças no setor educacional, sua pauta principal sendo a contestação á divisão de alojamentos universitários entre homens e mulheres. Dessa forma, foi um evento emblemático da luta contra o sistema (ou cultura) vigentes, apontando problemas e propondo mudanças na sociedade francesa.



Questão 41816

(Unespar 2016)

“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 174)

Observa-se, na sociedade contemporânea, um comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo o considerado diferente. Existe uma visão do todo a partir das partes, isto é, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:

Ver questão

Questão 55039

(UNESPAR-PR) No íon nitrato (NO3-1 ) o número de oxidação do nitrogênio é:

Ver questão

Questão 55991

(UNESPAR)

Considere um objeto de 12 cm colocado a 10 cm de um espelho esférico convexo. Sabendo que a imagem é virtual e possui 6 cm de altura, a distância da imagem até o vértice do espelho e o raio de curvatura deste espelho são, respectivamente:

Ver questão

Questão 61747

(UNESPAR - 2015)

Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:

Ver questão