(VUNESP - 2021)
Leia a tira para responder à questão.
Considerando-se as classes gramaticais, o efeito de humor da tira decorre do emprego do termo
“palmas”, substantivo na primeira ocorrência; e adjetivo, na segunda.
“lendo”, verbo na primeira ocorrência; e adjetivo, na segunda.
“palmas”, adjetivo nas duas ocorrências, com o mesmo sentido.
“lendo”, verbo nas duas ocorrências, com o mesmo sentido.
“palmas”, substantivo nas duas ocorrências, com sentidos diferentes.
Gabarito:
“palmas”, substantivo nas duas ocorrências, com sentidos diferentes.
a) Alternativa incorreta. Palmas é um substantivo nas duas ocorrências.
b) Alternativa incorreta. Lendo é um verbo nas duas ocorrências.
c) Alternativa incorreta. Além de palmas não ter o mesmo sentido nas duas ocorrências, trata-se de um substantivo.
d) Alternativa incorreta. Na primeira tira, lendo tem o sentido de analisando, enquanto, na segunda, seu sentido denotativo, de ler. Apesar disso, a diferença semântica é pequena, então o aluno pode considerar que o verbo possui, nas duas ocorrências, o mesmo sentido. Nesse caso, é importante ressaltar que o efeito de humor não decorre da utilização do verbo.
e) Alternativa correta. O efeito de humor está na inversão dos termos, já que, na primeira ocorrência, palmas é um objeto direto e, na segunda, o sujeito da frase.
(VUNESP)
“De resto não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno”.
“Muitas vezes lhe acontecera bater à campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou por outra pessoa qualquer”.
“E, às vezes, me julgava importante.”
Identifique a alternativa em que os termos em destaque aparecem corretamente analisados quanto à função sintática:
Ver questão
(VUNESP - 1985) Se o comprimento de um retângulo aumenta em 10% e a área permanece constante, a largura do retângulo diminui:
(VUNESP - 1989) João e Tomás partiram um bolo retangular. João comeu a metade da terça parte e Tomás comeu a terça parte da metade. Quem comeu mais?
Ver questão
(Vunesp 2010)
Uma fábrica utiliza dois tipos de processos, P1 e P2, para produzir dois tipos de chocolates, C1 e C2. Para produzir 1000 unidades de C1 são exigidas 3 horas de trabalho no processo P1 e 3 horas em P2. Para produzir 1000 unidades de C2 são necessárias 1 hora de trabalho no processo P1 e 6 horas em P2. Representada por x a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P1 e por y a quantidade diária de lotes de 1000 unidades de chocolates produzidas pelo processo P2, sabe-se que o número de horas trabalhadas pelo dia no processo P1 é 3x + y, e que o número de horas trabalhadas em um dia no processo P2 é 3x + 6y.
Dado que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P1 é de R$ 0,50, enquanto que o lucro na venda de uma unidade do chocolate produzido pelo processo P2 é de R$ 0,80, e se forem vendidas todas as unidades produzidas em um dia nos dois processos, no número máximo possíveis de horas, o lucro obtido, em reais, será:
*no processo P1 pode-se trabalhar no máximo 9 horas por dia e no processo P2 pode-se trabalhar no máximo 24 horas por dia
Ver questão