Questão 69258

(FUVEST- 2022 - 1ª fase)

Os funcionários de um salão de beleza compraram um presente no valor de R$ 200,00 para a recepcionista do estabelecimento. No momento da divisão igualitária do valor, dois deles desistiram de participar e, por causa disso, cada pessoa que ficou no grupo precisou pagar R$ 5,00 a mais que a quantia originalmente prevista. O valor pago por pessoa que permaneceu na divisão do custo do presente foi:

A

R$ 10,00

B

R$ 15,00

C

R$ 20,00

D

R$ 25,00

E

R$ 40,00

Gabarito:

R$ 25,00



Resolução:

Sendo x o número de funcionários do salão de beleza que originalmente se disponibilizaram a pagar 200 reais, temos que:

I) frac{200}{x}=y

Onde y é o valor em reais a ser pago na por pessoa, numa divisão igualitária entre x pessoas. 

Porém, 2 dos funcionários desistiram de participar, desta forma o valor da divisão igualitária aumentou em 5 reais, assim:

II) frac{200}{x-2}=y+5

Substituindo I em II:

frac{200}{x-2}=frac{200}{x}+5

Multiplicando os dois lados da equação pelos denominadores, para eliminar as frações:

(x-2)(x)frac{200}{x-2}=(frac{200}{x}+5)(x-2)(x)

200x=200(x-2) + 5(x-2)(x)

200x=200x-400 + 5x^2 - 10x

5x^2 -10x - 400 = 0

Resolvendo:

Delta = (-10)^2 - 4 cdot 5 cdot (-400)

Delta = 100 +8000

Delta = 8100 Rightarrow sqrt{Delta}=90

x_1 = frac{10 + 90}{10}=10

x_1 = frac{10 - 90}{10}, desconsiderado por ser um valor negativo.

Logo, o salão tem 10 funcionários.

Se dois deles desistiram, restam 8 funcionários na divisão de 200 reais.

frac{200}{8}=25

Após a desistência, cada funcionário pagou 25 reais.

Alternativa D.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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