(FUVEST - 2022 - 1ª fase)
If you take a look at my smartphone, you’ll know that I like to order out. But am I helping the small local businesses? You would think that if you own a restaurant you’d be thrilled to have an outsourced service that would take care of your delivery operations while leveraging their marketing might to expand your businesses’ brand. However, restaurant owners have complained of lack of quality control once their food goes out the door. They don’t like that the delivery people are the face of their product when it gets into the customer’s hand. Some of the delivery services have been accused of listing restaurants on their apps without the owners’ permission, and oftentimes publish menu items and prices that are incorrect or out of date.
But there is another reason why restaurant owners aren’t fond of delivery services. It’s the costs, which, for some, are becoming unsustainable. Even with the increased revenues from the delivery services, the fees wind up killing a restaurant’s margins to the extent that it’s at best marginally profitable. Therefore, some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.
The simple fact is that these delivery apps are here to stay. They are enormously popular and have significantly grown. I believe that restaurant owners that resist these apps are hurting their brands by missing out on potential customers. The good news is that the delivery platforms are not as evil as some would portray them. They have some skin in the game. They are competing against other services. They want their listed restaurants to profit. Maybe instead of fighting, the nation’s restaurant industry needs to proactively embrace the delivery service industry and figure out ways to profitably work together.
The Guardian. 02 December, 2020. Adaptado.
De acordo com o texto, para os proprietários de restaurante, a principal vantagem dos aplicativos de entrega de comida é que eles
procuram oferecer taxas atraentes para a utilização de sua tecnologia.
demonstram preocupação crescente com a qualidade do serviço que oferecem.
melhoram a avaliação dos restaurantes pela imprensa especializada.
garantem que suas listas de restaurantes e menus sejam atualizadas de modo criterioso.
possuem uma estrutura de marketing que possibilita expansão do círculo de clientes.
Gabarito:
possuem uma estrutura de marketing que possibilita expansão do círculo de clientes.
a. INCORRETA, pois no texto é dito que as taxas não estão sendo sustentáveis para alguns restaurantes, então não há como dizer que são oferecidas “taxas atraentes”.
b. INCORRETA, uma vez que essa questão da qualidade é uma das principais fontes de reclamação por parte dos donos de restaurantes, que não sabem como sua comida vai chegar no cliente.
c. INCORRETA, considerando que não há uma articulação entre a imprensa especializada e a avaliação dos restaurantes, na verdade é o público consumidor que os avalia.
d. INCORRETA, visto que uma das principais reclamações é que alguns restaurantes são até adicionados nos apps sem sua permissão, então não há realmente esse critério mencionado na proposição.
e. CORRETA, dado que logo no começo do texto é dito que “You would think that if you own a restaurant you’d be thrilled to have an outsourced service that would take care of your delivery operations while leveraging their marketing might to expand your businesses’ brand.” (Você pensaria que, se você fosse proprietário de um restaurante, ficaria entusiasmado em ter um serviço terceirizado que cuidaria de suas operações de entrega e, ao mesmo tempo, alavancaria seu marketing para expandir a marca de seus negócios.), então realmente uma das principais vantagens desses apps é a questão do marketing “gratuito” que os restaurantes recebem.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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