Questão 69262

(FUVEST- 2022 - 1ª fase)

If you take a look at my smartphone, you’ll know that I like to order out. But am I helping the small local businesses? You would think that if you own a restaurant you’d be thrilled to have an outsourced service that would take care of your delivery operations while leveraging their marketing might to expand your businesses’ brand. However, restaurant owners have complained of lack of quality control once their food goes out the door. They don’t like that the delivery people are the face of their product when it gets into the customer’s hand. Some of the delivery services have been accused of listing restaurants on their apps without the owners’ permission, and oftentimes publish menu items and prices that are incorrect or out of date.

But there is another reason why restaurant owners aren’t fond of delivery services. It’s the costs, which, for some, are becoming unsustainable. Even with the increased revenues from the delivery services, the fees wind up killing a restaurant’s margins to the extent that it’s at best marginally profitable. Therefore, some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.

The simple fact is that these delivery apps are here to stay. They are enormously popular and have significantly grown. I believe that restaurant owners that resist these apps are hurting their brands by missing out on potential customers. The good news is that the delivery platforms are not as evil as some would portray them. They have some skin in the game. They are competing against other services. They want their listed restaurants to profit. Maybe instead of fighting, the nation’s restaurant industry needs to proactively embrace the delivery service industry and figure out ways to profitably work together.

The Guardian. 02 December, 2020. Adaptado.

Segundo o texto, uma das soluções encontradas pelos donos de restaurante para amenizar os problemas com os serviços de entrega é

A

o contato telefônico com clientes para ouvir comentários e reclamações.

B

a verificação constante das páginas dos aplicativos para evitar erros e imprecisões.

C

o oferecimento de vantagens para clientes que usam os serviços de entrega do próprio restaurante.

D

a listagem de seus restaurantes em diversos aplicativos para encorajar a competição entre eles.

E

a disseminação, junto aos clientes, de uma imagem relativa aos serviços de aplicativos como incompetentes.

Gabarito:

o oferecimento de vantagens para clientes que usam os serviços de entrega do próprio restaurante.



Resolução:

  1. INCORRETA, pois em aplicativos de entregas os restaurantes não ligam para os clientes, o contato é feito de maneira escrita e as ligações só podem ser feitas pelos clientes.
  2. INCORRETA, dado que essa prática não é mencionada no texto.
  3. CORRETA, considerando que realmente uma das alternativas encontradas por alguns restaurantes é tentar oferecer promoções e incentivar os clientes a comprar com o “delivery da casa”, como fica claro no trecho: “some restaurants are pushing harder to drive orders from their own websites and offering special deals for customers that use their in-house delivery people.” (alguns restaurantes estão se esforçando para redirecionar pedidos de seus próprios sites e oferecendo ofertas especiais para consumidores que usam seu próprio delivery).
  4. INCORRETA, visto que não é isso que é dito pelo texto, o que há lá é que os apps querem que os restaurantes lucrem, pois existe uma competição entre os próprios apps de comida.
  5. INCORRETA, uma vez que no texto é argumentado que é um “tiro no pé” para os restaurantes lutar contra os apps de comida, que vieram para ficar, então não há como disseminar essa imagem negativa.


Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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