Questão 69266

(FUVEST - 2022 - 1ª fase)

LEIA OS SEGUINTES TEXTOS DE MACHADO DE ASSIS PARA
RESPONDER A QUESTÃO:

I.
          Suave mari magno*

Lembra-me que, em certo dia,
Na rua, ao sol de verão,
Envenenado morria
          Um pobre cão.

Arfava, espumava e ria,
De um riso espúrio e bufão,
Ventre e pernas sacudia
          Na convulsão.

Nenhum, nenhum curioso
Passava, sem se deter,
          Silencioso,

Junto ao cão que ia morrer,
Como se lhe desse gozo
          Ver padecer.

Machado de Assis. Ocidentais.

*Expressão latina, retirada de Lucrécio (Da natureza das coisas), a qual aparece no seguinte trecho: Suave, mari magno, turbantibus aequora ventis/ E terra magnum alterius spectare laborem. (“É agradável, enquanto no mar revoltoso os ventos levantam as águas, observar da terra os grandes esforços de um outro.”).

II.
Tão certo é que a paisagem depende do ponto de vista, e que o melhor modo de apreciar o chicote é ter-lhe o cabo na mão.

Machado de Assis. Quincas Borba, cap. XVIII.

III.
Sofia soltou um grito de horror e acordou. Tinha ao pé do leito o marido:
 – Que foi? perguntou ele.
 – Ah! respirou Sofia. Gritei, não gritei?

(...)

 – Sonhei que estavam matando você.
Palha ficou enternecido. Havê-la feito padecer por ele, ainda que em sonhos, encheu-o de piedade, mas de uma piedade gostosa, um sentimento particular, íntimo, profundo, – que o faria desejar outros pesadelos, para que o assassinassem aos olhos dela, e para que ela gritasse angustiada, convulsa, cheia de dor e de pavor.

Machado de Assis. Quincas Borba, cap. CLXI.

A visão do eu-lírico no texto I

A

volta-se nostálgica para as imagens de uma lembrança. 

B

centra-se com desprezo na figura do animal agonizante.

C

apreende displicentemente o movimento dos transeuntes. 

D

ganha distância da cena para captar todos os seus aspectos.

E

apresenta o espectador da crueldade como um ser incomum. 

Gabarito:

ganha distância da cena para captar todos os seus aspectos.



Resolução:

A) INCORRETA: o eu lírico realmente tem uma memória de algo que ele viu, mas não de modo nostálgico, porque a “nostalgia” implica necessariamente a saudade de algo, mas a narração do acontecimento pelo eu lírico não expressa essa saudade.

B) INCORRETA: não se observa um desprezo ao animal que está padecendo, mas apenas uma visão realista, sem impressões subjetivas. O eu lírico narra um acontecimento.

C) INCORRETA: a alternativa está dizendo que o eu lírico “observa com descaso o movimento dos que passam”. Isso está incorreto, porque o eu lírico não faz nenhuma observação subjetiva do que está vendo, mas somente explicita os fatos: o cão está morrendo, ele está tendo convulsão, as pessoas passam e não dão importância e o cachorro morre”.

D) CORRETA: é possível perceber que eu lírico se distancia da situação que fala por, primeiramente, não mostrar a situação em primeira pessoa. O único momento que ele se coloca em primeira pessoa é quando ele diz “Lembro-me”, a fim de indicar que se trata de uma memória. Após isso, observa-se que no poema não há nada que indique que o eu lírico fez alguma coisa com o cão também (as pessoas passavam e não ajudavam, mas e o eu lírico?). Isso indica que ele viu todo o sofrimento do cão, seus detalhes, tudo que o cercava, mas distante, sem nada fazer e sem interferir na situação.

E) INCORRETA: porque o eu lírico apresenta toda a situação de crueldade como se fosse algo natural na vida das pessoas. Sabe-se disso porque ele insere em sua poesia que “Nenhum, nenhum curioso / Passava, sem se deter”, ou seja, as pessoas estavam tão acostumadas com a situação e tão desinteressadas em resolver que elas simplesmente ignoraram a morte por envenenamento do cão.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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