Questão 69268

(FUVEST- 2022 - 1ª fase)

Cândido Portinari. “Os retirantes” (1944). In: Marília Balbi. Portinari: pintor do Brasil. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 142.

Identifique a alternativa mais adequada para expressar as relações entre arte e sociedade no quadro:

A

A obra retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria.

B

O quadro critica a incapacidade da SUDENE em propor políticas públicas para a população nordestina.

C

A pintura veicula uma mensagem de esperança, ao opor o céu azul aos tons terrosos para designar a aridez da paisagem.

D

A imagem do grupo com corpos esquálidos e doentes evidencia uma visão preconceituosa sobre os nordestinos.

E

A tela expressa fortes convicções religiosas, ao retratar o calvário dos nordestinos como uma passagem bíblica.

Gabarito:

A obra retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria.



Resolução:

a) A obra retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria. 

Correta. Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.

b) O quadro critica a incapacidade da SUDENE em propor políticas públicas para a população nordestina.

Incorreto. A Sudene foi criada pela Lei no 3.692, de 15 de dezembro de 1959, e a produção do quadro ocorreu em 1944.

c) A pintura veicula uma mensagem de esperança, ao opor o céu azul aos tons terrosos para designar a aridez da paisagem. 

Incorreto. A pintura não veicula uma mensagem de esperança, e sim retrata o êxodo rural de um grupo de nordestinos, fugindo da fome, da seca e da miséria naquele contexto.  

d) A imagem do grupo com corpos esquálidos e doentes evidencia uma visão preconceituosa sobre os nordestinos. 

Incorreto. A imagem não evidência nenhuma visão preconceituosa sobre os nordestinos, e sim retrata a respeito da situação ao qual esses migrantes estavam inseridos.

e)  A tela expressa fortes convicções religiosas, ao retratar o calvário dos nordestinos como uma passagem bíblica. 

Incorreto. A tela não tem nenhuma ligação com o religioso.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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