Questão 69315

(FUVEST- 2022 - 1ª fase)

A figura mostra um quadrado e um círculo, ambos com centro no ponto 𝑂. O quadrado tem lado medindo 1 unidade de medida (u.m.) e o círculo tem raio igual a 2 u.m. O ponto 𝐴 está sobre o contorno do quadrado, o ponto 𝐵 está sobre o contorno do círculo, e o segmento 𝐴𝐵 tem tamanho 2 u.m.

Quando o ângulo 	heta=Ahat{O}B for máximo, seu cosseno será:

A

frac{1}{8}

B

frac{1}{4}

C

frac{1}{2}

D

frac{sqrt{2}}{2}

E

frac{sqrt{3}}{2}

Gabarito:

frac{1}{8}



Resolução:

Como OB é raio da circunferência, OB tem medida constante igual a 2 u.m. No enunciado, também é dado que o segmento AB também tem medida 2 u.m.

Desta forma, o triângulo AOB é sempre isósceles, e o maior valor possível de 	heta é encontrado quando a base do triângulo isósceles é a menor possível, como na figura:

O menor valor possível do segmento OA é quando ele esta paralelo aos lados do quadrado, medindo exatamente metade do lado. Desta forma, OA = frac{1}{2} u.m.

Como temos a medida de todos os lados do triângulo, podemos encontrar o cosseno de 	heta por lei dos cossenos:

AB^2 = OB^2 + OA^2 - 2 cdot OB cdot OA cdot cos(	heta)

2^2 = 2^2 + (frac{1}{2})^2 - 2 cdot 2 cdot frac{1}{2} cdot cos(	heta)

4 = 4 + frac{1}{4} - 2cos(	heta)

frac{1}{4} =2cos(	heta)

cos(	heta)=frac{1}{8}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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