(UEPA - 2015)
A queima de combustíveis sempre leva à liberação de quantidades consideráveis de energia. Um exemplo é a combustão do etanol, que pode ser representada por:
C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(l) | ΔH = -1368 kJ.mol-1 |
Nesse sentido, é correto afirmar que:
3 mols de C2H5OH absorvem 4104 kJ de energia.
3 mols de O2 quando são consumidos na reação liberam 456 kJ de energia.
23 g de C2H5OH liberam 68,4 kJ de energia.
Quando a reação libera 1368 kJ de energia são formados 56 g de CO2.
Para se liberar 6840 kJ de energia é necessário se queimar 5 mols de C2H5OH.
Gabarito:
Para se liberar 6840 kJ de energia é necessário se queimar 5 mols de C2H5OH.
C2H5OH(l) + 3 O2(g) → 2 CO2(g) + 3 H2O(l) | ΔH = -1368 kJ.mol-1 |
a) 3 mols de C2H5OH absorvem 4104 kJ de energia.
Incorreta. A reação é exotérmica, então ocorre liberação de energia e não absorção.
b) 3 mols de O2 quando são consumidos na reação liberam 456 kJ de energia.
Incorreta. Pela equação balanceada da reação, quando 3 mol de O2 são consumidos, ocorre liberação de 1368 kJ de energia.
c) 23 g de C2H5OH liberam 68,4 kJ de energia.
Incorreta. 1 mol de C2H5OH tem massa 46g. Portanto, 23g de C2H5OH equivale a 0,5 mol. A energia liberada na combustão de 0,5 mol de C2H5OH pode ser calculada a partir da relação
0,5 mol | __________ | E |
1 mol | __________ | -1368 kJ |
d) Quando a reação libera 1368 kJ de energia são formados 56 g de CO2.
Incorreta. Quando a reação libera 1368 kJ de energia, são formados 2 mol de CO2. A massa molar de CO2 é 44 g/mol. Portanto, 2 mol de CO2 tem massa
1mol CO2 | __________ | 44g |
2 mol CO2 | __________ | m |
Portanto, a massa de CO2 formada é 88g.
e) Para se liberar 6840 kJ de energia é necessário se queimar 5 mols de C2H5OH.
Correta. Na combustão de 1 mol de C2H5OH ocorre liberação de 1368 kJ de energia. A energia liberada na combustão de 5 mol de C2H5OH é
1mol C2H5OH | __________ | 1368g |
5 mol C2H5OH | __________ | E' |
(UEPA - 2012)
“A literatura do amor cortês, pode-se acrescentar, contribuiu para transformar de algum modo a realidade extraliterária, atua como componente do que Elias (1994)* chamou de processo civilizador. Ao mesmo tempo, a realidade extraliterária penetra processualmente nessa literatura que, em parte, nasceu como forma de sonho e de evasão.”
(Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, v. 41, n. 1 e 2, p. 83-110, Abril e Outubro de 2007 pp. 91-92)
(*) Cf. ELIAS, N. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Zahar, 1994, v.1.
Interprete o comentário acima e, com base nele e em seus conhecimentos acerca do lirismo medieval galego-português, marque a alternativa correta:
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(Uepa 2012) As diferenças etárias são muitas vezes causa de violência simbólica. Considerando isso, assinale os versos em que as frases expressam, de forma explícita, o tema básico de O Velho da Horta, fundamentado neste tipo de violência.
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(Uepa 2012)
Há muitas formas de violência simbólica. Algumas se fundamentam no desrespeito aos caracteres externos (fenótipo) da variedade da espécie humana e, no caso específico, são, também, herança do nosso modelo socioeconômico de colonização. Interprete os versos abaixo de O Velho da Horta e reconheça a opção em que está sugerida essa forma de violência.
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(UEPA - 2012)
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Dear Readers,
Were you bullied at school today? Did you see someone else being bullied? According to a 2005 study by researchers at the University of California at Los Angeles, nearly one half of middle-school students reported being bullied at least once during five school days. Even more kids had seen others being bullied. Bullying is harmful not only to the kids that are bullied, but to every kid in school. Hitting, teasing, name-calling and other forms of bullying create an atmosphere of fear and dread. Every kid wonders, Will I be bullied next?
At TIME For Kids, we want every kid to feel comfortable, safe and confident at school, so everyone can focus on learning and growing. That’s why we are so proud that the Department of Health and Human Services has sponsored this supplement “Stop Bullying Now!” This is the first of three issues you will receive this year presenting bullying scenarios and showing you ways to cope with them. Share this comic book, and the two that follow, with your family and friends.
Bullying behavior has probably been around for as long as human beings have walked the earth. We hope to give kids the tools they need to react appropriately to bullying situations. Bullying should not be rewarded or tolerated.
Sincerely yours,
Martha Pickerill Managing
Editor, TIME For Kids
(Fonte: adaptado de http://www.edpubs.gov/document/ed005149p.pdf?ck=308; acesso em 06.09.2011)
A expressão “cope with” indica a ideia de:
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