(FUVEST - 2022 - 2ª fase)
Considere o conjunto 𝐶 de pontos do plano cartesiano da forma (𝑚 , 𝑛), com 𝑚 e 𝑛 pertencentes a {3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}.
a) Apresente todos os pontos (𝑚 , 𝑛) de 𝐶 para os quais o produto 𝑚∙𝑛 é maior do que 60.
b) Sorteando-se um ponto (𝑚 , 𝑛) de 𝐶, com iguais probabilidades para todos os pontos, qual é a probabilidade de que a fração seja redutível?
c) Sorteando-se, com iguais probabilidades, dois pontos distintos de 𝐶, qual é a probabilidade de que a distância entre eles seja igual a ?
Note e adote: Uma fração é redutível quando m e n possuem um divisor natural em comum, além do 1 |
Gabarito:
Resolução:
a) Vamos encontrar produtos que sejam maiores que 60.
• Para que 3 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que 20. Como não temos opções para isso, o 3 não participa da nossa solução.
• Para que 4 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que 15. Como não temos opções para isso, o 4 não participa da nossa solução.
• Para que 5 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que 12. Como não temos opções para isso, o 5 não participa da nossa solução.
• Para que 6 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que 10. Como não temos opções para isso, o 6 não participa da nossa solução.
• Para que 7 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que , que é em torno de 8,5 . Então temos os pontos (7,9) e (9,7) possíveis.
• Para que 8 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que , que é 7,5. Então temos os pontos (8,9), (8,8) e (9,8) possíveis.
• Para que 9 seja um dos termos, o outro termo deveria ser maior que . Mas os pontos com 9 já foram mencionados acima.
Todos os pontos possíveis: (7,9), (9,7), (8,9), (8,8) e (9,8).
b) A forma mais fácil de resolvermos é encontrando a probabilidade de a fração ser irredutível e subtraindo esse valor de 1.
Para que seja irredutível, m e n devem ser primos entre si. Vamos então fatorar todos os números e encontrar todos os pares de números que não possuem fatores comuns entre si.
3
4=22
5
7
8=23
9=32
• O 3 forma pares com todos que não tem o fator 3: (3,4) e (4,3); (3,5) e (5,3); (3,7) e (7,3); (3,8) e (8,3). → adicionamos 8 pontos ao nosso grupo
• O 4 forma pares com todos que não tem o fator 2: (4,5) e (5,4); (4,7) e (7,4); (4,9) e (9,4). → adicionamos 6 pontos ao nosso grupo
• O 5 forma pares com todos que não tem o fator 5: (5,6) e (6,5); (5,7) e (7,5); (5,8) e (8,5); (5,9) e (9,5). → adicionamos 8 pontos ao nosso grupo
• O 6 forma pares com todos que não tem o fator 2 nem 3: (6,7) e (7,6); → adicionamos 2 pontos ao nosso grupo
• O 7 forma pares com todos que não tem o fator 7: (7,8) e (8,7); (7,9) e (9,7); → adicionamos 4 pontos ao nosso grupo
• O 8 forma pares com todos que não tem o fator 2: (8,9) e (9,8); → adicionamos 2 pontos ao nosso grupo.
Quantidade total do grupo: 30 pontos
Espaço amostral: = 49 pontos
Probabilidade da fração ser irredutível:
Probabilidade da fração ser redutível:
c) Para cálculo da distância entre dois pontos X e Y genéricos, podemos utilizar a seguinte fórmula:
Como os números que temos à disposição são naturais, a única forma de 13 ser a soma de dois quadrados perfeitos é se esses quadrados perfeitos forem 4 e 9. Assim:
→ dois números cuja diferença é 2: 3 e 5, 4 e 6, 5 e 7, 6 e 8, 7 e 9. Como a ordem pode trocar, temos possibilidades para as abcissas dos pontos.
→ dois números cuja diferença é 3: 3 e 6, 4 e 7, 5 e 8, 6 e 9. Como a ordem pode trocar, temos possibilidades para as ordenadas dos pontos.
Multiplicando as possibilidades, temos pares de pontos possíveis.
Espaço amostral: cada coordenada de cada ponto tem 7 opções:
Pares em que os dois são iguais:
Total =
Probabilidade:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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