Questão 70267

(FUVEST - 2022 - 2ª fase)

Considere, no plano cartesiano, a circunferência com centro no ponto (0 , 3) e com raio 2 e, para cada ainmathbb{R}a
eq0, a parábola cuja equação é y = 𝑎x2 + 1.

a) Para 𝑎 = −1, encontre o ponto comum entre a circunferência e a parábola.

b) Para 𝑎 = 1, apresente 3 pontos em comum entre a circunferência e a parábola.

c) Encontre todos os valores de 𝑎 para os quais a circunferência e a parábola possuam exatamente 3 pontos em comum.

Gabarito:

Resolução:

a) Para a = -1 então a função da parábola fica y = -x^{2} + 1  e temos a equação da circunferência dada por:  x^{2} + (y-3)^{2} = 4

Então vamos substituir o x^{2} da parábola na circunferência:  x^{2} = 1 - y. Logo:

1-y + (y-3)^{2} = 4

y^{2} -7y + 6 = 0

Basta calcularmos as raízes da equação:

Delta = 25

y = 6 e y = 1 

para y = 6        x^{2} = - 5 (impossível)

para y = 1          x = 0

Portanto, o ponto é (0,1)

b) Para a = 1 então a função da parábola fica y = x^{2} + 1  e temos a equação da circunferência dada por:  x^{2} + (y-3)^{2} = 4

Então vamos substituir o x^{2} da parábola na circunferência:  x^{2} = y - 1. Logo:

y - 1 + (y-3)^{2} = 4

y^{2} -5y + 4 = 0

Basta calcularmos as raízes da equação:

Delta = 9

y = 6 e y = 1 

para y = 4        x^{2} = 3 , então x = sqrt 3   e x = - sqrt3

para y = 1          x  = 0 

Portanto os pontos são  (0,1) , (sqrt3, 4),  (-sqrt3, 4)

c) Para a  então a função da parábola fica y = ax^{2} + 1  e temos a equação da circunferência dada por:  x^{2} + (y-3)^{2} = 4

Então vamos substituir o y da parábola na circunferência. Logo:

x^{2}+ (ax^{2} + 1-3)^{2} = 4

x^{2}+ (ax^{2} - 2)^{2} = 4

x^{2}+ a^{2}x^{4} - 4ax^{2} +4 = 4

a^{2}x^{4} + (1- 4a)x^{2} = 0

x^{2}(a^{2}x^{2} + 1 -4a) =0

Então x^{2} = 0 ou a^{2}x^{2} + 1 -4a = 0

Logo

x^{2} = frac{4a -1}{a^{2}}

x = frac{sqrt(4a -1)}{|a|}

E basta:

4a - 1 > 0

a > frac{1}{4}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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