Questão 70275

(FUVEST - 2022 - 2ª fase)

À medida que a construção prosseguia, Rondon iniciava a segunda fase do seu projeto: a crucial exploração das terras da bacia amazônica onde hoje está situado o estado de Rondônia, pois a linha telegráfica atravessaria aquelas terras. Essa era a região que incendiava a imaginação de Rondon e seus oficiais, e também a de muitos brasileiros das cidades costeiras. Era o Brasil desconhecido. (...) Na verdade, o projeto do telégrafo parecia dar muito mais satisfação a Rondon pela chance de explorar aquelas terras do que pela construção da linha telegráfica (...) Rondon planejou uma expedição em 1907 para descobrir a nascente do rio Juruena e fazer contato com os indígenas conhecidos como nambikwara.

DIACON, Todd A. Rondon: o marechal da floresta. São Paulo: Companhia das Letras, 2006, p. 32-33.

 

a) Indique qual a importância da expansão da linha telegráfica no Brasil dessa época.

b) Explique o sentido da frase “Era o Brasil desconhecido”.

c) Caracterize a política indigenista desenvolvida por Cândido Rondon para “aquelas terras”.

Gabarito:

Resolução:

a) No contexto da Primeira República, o telégrafo garantiria a comunicação rápida entre as diversas regiões do país e a Capital Federal, no Rio de Janeiro. Nesse sentido, um dos principais objetivos estratégicos desta expansão da linha telegráfica era permitir uma maior presença do governo central nas distantes províncias do Amazonas e do Acre. Além disso, o crescente interesse pela borracha do recém incorporado território do Acre e a construção da ferrovia Madeira - Mamoré também incentivaram a construção da linha telegráfica.

b) Em decorrência da dificuldade em se comunicar, do pouco contato com os indígenas daquela região e da pouca exploração ainda nesse contexto, a região da Amazônia citada pelo autor era considerada como o ‘’Brasil desconhecido’’ em decorrência desses fatores. 

c) A partir de 1910, foi criada uma instituição da qual Rondon foi um dos grandes defensores, o Serviço de Proteção ao Índio. Ele assumiu a chefia do SPI assim que ele foi criado, em 1910, e atuou na defesa dos indígenas contra a violência de fazendeiros, garimpeiros e seringueiros que desejavam invadir suas terras. Trabalhando dentro dos princípios de respeito à diversidade cultural, o SNP abriu caminho para outras políticas públicas indigenistas, como o Conselho Nacional de Proteção ao Índio, criado em 1939. Em 1952, Rondon apresentou a Getúlio Vargas o projeto de criação do Parque Nacional do Xingu, que viria a ser implementado no governo do então presidente Jânio Quadros, sob a direção dos irmãos Villas Boas. O Museu do Índio foi também uma inspiração de Rondon. Cândido Mariano da Silva Rondon morreu em 1958 e seu principal legado foi uma  contribuição ao indigenismo nacional, baseado no respeito e na responsabilidade do Estado pelos destinos desses povos.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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