Questão 7533

(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) No plano cartesiano x0y, a reta de equação x + y = 2 é tangente à circunferência C no ponto (0, 2).

Além disso, o ponto (1, 0) pertence a C. Então, o raio de C é igual a

A

B

C

D

E

Gabarito:



Resolução:

No plano cartesiano, plotamos a reta de equação y=-x+2 e o ponto A (1,0). Desenhamos a circunferência que tangencia a reta em questão e passa pelo ponto A.

Sabemos que o centro C da circunferência está contido na reta perpendicular à reta tangente à circunferência, no ponto de tangência. Essa reta possui o mesmo coeficiente linear da reta tangente e coeficiente angular igual a 1. A equação dessa reta é y = x+2 e está representada no desenho através da reta vermelha.

Aplicamos Teorema de Pitágoras para encontrarmos a medida do segmento de reta overline{AB}:

egin{aligned} overline{AB}^2=overline{OA}^2+overline{OB}^2 \ overline{AB}^2= 1+4: \ overline{AB} =sqrt{5} end{aligned}

Do triângulo Delta BOA, notamos que

 sen(alpha)= frac{overline{OA}}{overline{AB}}: Rightarrow :frac{1}{sqrt{5}}

cos(alpha)= frac{overline{OB}}{overline{AB}}: Rightarrow :frac{2}{sqrt{5}}

Do triângulo Delta CMB temos que:

egin{aligned} sen( 45^{circ}-alpha)= frac{overline{MB}}{overline{BC}}\ \ sen( 45^{circ}-alpha)= frac{frac{sqrt{5}}{2}}{r} \ \ sen( 45^{circ}-alpha)=frac{sqrt{5}}{2r} end{aligned}

Aplicando a fórmula do seno da diferença de dois ângulos sen(a-b)= sen(a)cos(b)-sen(b)cos(a):

 

sen(45^{circ})cos(alpha) -sen(alpha)cos(45^{circ}) = frac{sqrt{5}}{2r}

frac{2}{sqrt{5}}.frac{sqrt{2}}{2}-frac{sqrt{2}}{2}.frac{1}{sqrt{5}}= frac{sqrt{5}}{2r}

frac{sqrt{2}}{sqrt{5}}-frac{sqrt{2}}{2sqrt{5}}= frac{sqrt{5}}{2r}

frac{sqrt{2}}{2sqrt{5}}= frac{sqrt{5}}{2r}

r=frac{sqrt{5} . sqrt{5}}{sqrt{2}}: Rightarrow : frac{5}{sqrt{2}}: Rightarrow : frac{5sqrt{2}}{2}

 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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