Questão 7536

(Fuvest 2001) O conjunto dos pontos (x, y) do plano cartesiano, cujas coordenadas satisfazem a equação (x2 + y2 + 1) (2x + 3y - 1) (3x - 2y + 3) = 0, pode ser representado, graficamente, por:

A
B
C
D
E

Gabarito:

Resolução:

Temos que para que relação seja verdadeira, pelo menos uma das 3 equações deve resultar em 0, temos então:

\x^2+y^2+1=0\ 2x+3y-1=0\ 3x-2y+3=0

Vamos analisar cada equação:

\x^2+y^2+1=0
ightarrow x^2+y^2=-1

Vemos que isso não é possível, o quadrado de um número sempre retorna um número positivo, sendo assim, a soma de dois números positivos deve ser outro número positivo, sendo assim podemos descartar essa equação.

A próxima:

\2x+3y-1=0\ 3y=-2x+1\ y=frac{-2x}{3}+frac{1}{3}

A próxima:

\3x-2y+3=0\ 2y=3x-3\ y=frac{3x}{2}-frac{3}{2}

Notamos que o coeficiente angular da segunda equação segue a seguinte relação com a primeira:

\m_1=frac{-2}{3}\\ m_2=frac{3}{2}\\ m_1=-frac{1}{m_2}

Isso indica que as duas retas são perpendiculares!

Temos então que o gráfico deve ter retas perpendiculares e somente elas, assim como na letra D.

oxed{Letra; D}



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

Ver questão

Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

Ver questão

Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

Ver questão

Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

Ver questão