Questão 75432

(UNESPAR - 2016)

Platão, filósofo grego e um dos pensadores mais influentes da história da filosofia, deixou quase toda sua filosofia escrita em forma de diálogos. Na maioria deles, Sócrates é a personagem principal que debate com demais interlocutores os temas relevantes que constituem, de certa forma, o todo da filosofia de Platão. A forma de diálogo pode ser caracterizada como:

A

a demonstração de que Platão e os autores de sua época desconheciam outra forma de escrita;

B

apenas uma forma que facilitava lembrar o texto, visto que se tratava de uma cultura da oralidade;

C

uma estratégia adequada que privilegiava a construção do pensamento de forma dialética através da maiêutica socrática;

D

a demonstração de que Platão não dominava completamente os problemas que ele discutia e, por isso, precisava recorrer às ideias de outras pessoas;

E

uma estratégia pedagógica para facilitar o uso das obras na Academia, escola fundada por Platão.

Gabarito:

uma estratégia adequada que privilegiava a construção do pensamento de forma dialética através da maiêutica socrática;



Resolução:

a) a demonstração de que Platão e os autores de sua época desconheciam outra forma de escrita;
Incorreta: Platão estava ciente de outras formas de escrita, como a prosa filosófica, mas escolheu deliberadamente usar o diálogo como uma ferramenta filosófica. Além disso, outras formas de escrita eram conhecidas e utilizadas na Grécia antiga.

b) apenas uma forma que facilitava lembrar o texto, visto que se tratava de uma cultura da oralidade;
Incorreta: Embora a oralidade fosse importante na cultura grega antiga, a escolha de Platão pelo diálogo não foi meramente para facilitar a memorização. Ele utilizou o diálogo como um método filosófico para explorar ideias de forma mais profunda e para demonstrar o processo de investigação filosófica.

c) uma estratégia adequada que privilegiava a construção do pensamento de forma dialética através da maiêutica socrática;
Correta: O diálogo platônico é uma forma de expressar ideias filosóficas através do debate entre personagens, especialmente com Sócrates como protagonista. Esse método permite a apresentação de diferentes pontos de vista, a investigação cuidadosa de conceitos e a construção do pensamento de forma dialética. Através da maiêutica socrática, Platão buscava fazer com que os interlocutores chegassem ao conhecimento por meio de perguntas e respostas, auxiliando-os a "dar à luz" suas próprias ideias e compreensões.

d) a demonstração de que Platão não dominava completamente os problemas que ele discutia e, por isso, precisava recorrer às ideias de outras pessoas;
Incorreta: Esta alternativa sugere que Platão não tinha domínio sobre os temas que abordava, o que não é verdade. Embora Platão tenha se baseado em debates e discussões reais que ocorriam em sua época, ele desenvolveu suas próprias teorias e concepções filosóficas de forma original e criativa.

e) uma estratégia pedagógica para facilitar o uso das obras na Academia, escola fundada por Platão;
Incorreta: Embora o diálogo pudesse ser usado como uma ferramenta pedagógica na Academia, essa não era a única razão para sua escolha. Platão usava o diálogo como uma forma de expressar sua filosofia e investigar questões profundas, e não apenas como uma ferramenta educacional.



Questão 41816

(Unespar 2016)

“Ter uma visão de mundo, avaliar determinado assunto sob certa ótica, nascer e conviver em uma classe social, pertencer a uma etnia, ser homem ou mulher são algumas das condições que nos levam a pensar na diversidade humana, cultural e ideológica, e, consequentemente, na alteridade, isto é, no outro ser humano, que é igual a cada um de nós e, ao mesmo tempo, diferente”.
(TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 174)

Observa-se, na sociedade contemporânea, um comportamento de intolerância para com o outro, sobretudo o considerado diferente. Existe uma visão do todo a partir das partes, isto é, indivíduos e grupos têm observado a realidade circunstancial por meio de sua ótica, de sua etnia e de seus valores de mundo. Esse comportamento é, de acordo com o sociólogo Summer, denominado de:

Ver questão

Questão 55039

(UNESPAR-PR) No íon nitrato (NO3-1 ) o número de oxidação do nitrogênio é:

Ver questão

Questão 55991

(UNESPAR)

Considere um objeto de 12 cm colocado a 10 cm de um espelho esférico convexo. Sabendo que a imagem é virtual e possui 6 cm de altura, a distância da imagem até o vértice do espelho e o raio de curvatura deste espelho são, respectivamente:

Ver questão

Questão 61747

(UNESPAR - 2015)

Umas das primeiras transformações de pensamento que surgiu na Grécia Antiga foi a distinção entre cosmogonias e cosmologias. A primeira vinculada ao pensamento homérico e hesiodiano e a segunda levada a cabo pelos chamados Pré-Socráticos. Sobre os Pré-Socráticos é correto afirmar:

Ver questão