Questão 77027

(FUVEST- 2023 - 1ª fase)

 

Os três gráficos mostram o comportamento circadiano das variáveis hormônio melatonina (produzida na glândula pineal), hormônio cortisol (produzido nas glândulas suprarenais) e temperatura corpórea em indivíduos saudáveis ao longo do dia (retângulo claro) e da noite (retângulo escuro). As linhas azuis (pontilhadas) correspondem a indivíduos mais jovens, e as vermelhas (contínuas), a indivíduos mais idosos.

 

 

Com base nos gráficos, é correto afirmar que

A

as amplitudes das variáveis são menores nos indivíduos mais idosos.

B

indivíduos jovens sentem mais sono durante o dia porque produzem mais melatonina que os mais idosos.

C

picos de alta na produção desses hormônios diminuem o estado de vigília e causam a condição de sono à noite.

D

o pico de melatonina causa a menor temperatura em pessoas mais idosas em relação às mais jovens à noite.

E

o cortisol não demonstra ritmo circadiano, o qual ocorre apenas na melatonina e na temperatura.

Gabarito:

as amplitudes das variáveis são menores nos indivíduos mais idosos.



Resolução:

a) Correta. 

b) Incorreta. Os jovens não produzem mais melatonina que os mais idosos durante o dia. Os niveis de melatonina aumentam principalmente durante a noite. 

c) Incorreta. Os picos de alta na produção da melatonina  diminuem o estado de vigília e causam a condição de sono à noite, mas os niveis de cortisol diminuem durante a noite e possuem seu pico durante o dia. 

d) Incorreta. O grafico indica menor temperatura em pessoas mais jovens em relação às mais velhos à noite.

e) Incorreta. O cortisol  demonstra ritmo circadiano assim como na melatonina e na temperatura evidenciado pela mudança dos picos entre o dia e a noite. 



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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