Questão 77048

(FUVEST- 2023 - 1ª fase)

 

 

As fotografias registram cenas do comício realizado pelo governo João Goulart no Rio de Janeiro, em março de 1964. Considerando a leitura das imagens, é correto afirmar:

A

O período do governo de João Goulart foi marcado pela apatia da sociedade civil.

B

A presença ostensiva das Forças Armadas impediu a realização do Comício.

C

O cartaz assinado por metalúrgicos defendia a família, a religião e a propriedade.

D

Os manifestantes expressaram apoio aos avanços nas Reformas de Base anunciados no Comício.

E

Os manifestantes reclamavam a intervenção militar para conter políticas do governo João Goulart.

Gabarito:

Os manifestantes expressaram apoio aos avanços nas Reformas de Base anunciados no Comício.



Resolução:

a) O período do governo de João Goulart foi marcado pela apatia da sociedade civil.

Incorreto. Na verdade, o governo de João Goulart teve um grande apoio popular.

b) A presença ostensiva das Forças Armadas impediu a realização do Comício.

Incorreto. O Comício foi realizado, posto que as imagens são justamente de cenas do comício. 

c) O cartaz assinado por metalúrgicos defendia a família, a religião e a propriedade.

Incorreto. O cartaz defendia as Reformas de Base propostas por Jango.

d) Os manifestantes expressaram apoio aos avanços nas Reformas de Base anunciados no Comício.

Correto. Os manifestantes defendiam as Reformas propostas por João Goulart, como bem retratam as fotografias do comício.

e) Os manifestantes reclamavam a intervenção militar para conter políticas do governo João Goulart.

Incorreto. Os manifestantes estavam do lado de João Goulart, e não contra ele.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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