(FUVEST- 2023 - 1ª fase)
O gráfico a seguir apresenta o registro histórico e a projeção do total de mortes e nascimentos em certa região do mundo em dado período:
A partir disso, assinale a pirâmide etária que melhor representa as informações projetadas para o ano de 2050:
Gabarito:
(A) Incorreta. O gráfico do enunciado indica uma queda constante do número de nascimentos, sendo assim, a base da pirâmide deve ser estreita, indicando uma baixa quantidade de crianças e recém nascidos.
(B) Correta. Levando em consideração que há uma maior taxa de mortalidade no ano de 2050, o topo da pirâmide etária deve ser reduzido, assim como a base, que indica a baixa quantidade de nascimentos. Dessa forma, a maior parte da população se encontra na idade adulta, mantendo o centro da pirâmide maior.
(C) Incorreta. O número decrescente de nascimentos em 2050 é informado na pirâmide etária por uma base mais estreita.
(D) Incorreta. Assim como nas alternativas A e C, a base da pirâmide representada no gráfico deve ser estreita, indicando o baixo número de nascimentos.
(E) Incorreta. O gráfico da alternativa E, apesar de possuir uma base estreita em relação ao centro da pirâmide, possui população muito altas na faixa de idade de 10 a 20 anos, o que demonstraria um retorno do crescimento da população, o que não é indicado pelo gráfico. O gráfico do enunciado demonstra que a tendência é da população continuar em queda, tendo em vista que os nascimentos seguem diminuindo. Além disso, os valores absolutos de população dessa alternativa não correspondem ao saldo da diferença entre natalidade e mortalidade presente no gráfico do enunciado, que mostra que a população cresceu, em média, 8 milhões de pessoas por ano até 2050 e, após, isso decaiu em média 4 milhões de pessoas por ano. Essa diferença não permitiria o crescimento da população até valores como 200 milhões de pessoas somente numa faixa de idade.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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