(FUVEST - 2023)
Duas empresas de entrega de mercadorias, 𝐴 e 𝐵, são concorrentes. A empresa 𝐴 cobra R$ 4,00 por quilo da encomenda e mais R$ 30,00 de taxa fixa. Já a tarifa da empresa 𝐵 é de R$ 6,00 por quilo, sem taxa fixa, para encomendas de até 30 quilos; para encomendas de mais de 30 quilos, a empresa 𝐵 cobra R$ 2,00 por quilo, mais uma taxa fixa de R$ 120,00.
a) Dê a expressão da função que descreve a tarifa cobrada pela empresa 𝐴 em termos do peso 𝑥 da encomenda.
b) Para qual intervalo de pesos é mais barato pedir uma entrega pela empresa 𝐴 do que pela empresa 𝐵?
c) Um cliente solicitou duas encomendas: uma entregue pela empresa 𝐴, e outra, pela empresa 𝐵, com peso total de 200 quilos. Quais são as possíveis maneiras de distribuir esse peso entre as duas empresas, sabendo que a tarifa de entrega total foi de R$ 850,00?
Gabarito:
Resolução:
Solução:
A) Temos que a função que descreve a tarifa cobrada pela empresa A é:
Porque temos que a empresa A cobra 4 reais por quilo e mais 30 de uma taxa fixa.
B)Temos que para menor que 30kg
Portanto:
Para maior que 30 kg, temos:
Temos que realizar a interseção entre: e :
- - - - - - - - - - 15 + + + + + + + + +
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 45 + + +
+ + + + + + + + 15 - - - - - - - - - - 45 + + +
Temos que o intervalo de pesos é mais barato pedir uma entrega pela empresa 𝐴 do que pela empresa 𝐵 é:
c) Temos que para maior que 30 kg:
equação I
equação II
e
Utilizando a equação I e II, temos:
equação III
Agora podemos utilizar equalão II e II para encontrar xA e xB:
Vamos multiplicar por -2 e somar com a III
Podemos achar xA:
Agora vamos realizar Para menor que 30 kg
equação 1
equação 2
e
Utilizando a equação 2, iremos substituir na equação acima:
__________________
Agora podemos achar xA:
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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