(FUVEST - 2023)
Considere e a função dada por .
a) Determine os valores de 𝑎, 𝑏 e 𝑐 para que 𝑓(1) = 1, 𝑓(0) = 0 e 𝑓(-1) = 1.
b) Para 𝑎 = -1 e 𝑏 = 4, determine o valor de 𝑐 de modo que a área do triângulo 𝐴𝐵𝑉 da figura seja igual a 32 u.a., onde 𝑉 é o vértice da parábola representada por 𝑓.
c) Considere a função dada por . Se 𝑎 = 3 e 𝑐 = -8, determine para quais valores de 𝑏 a equação possui ao menos uma solução real.
Gabarito:
Resolução:
a) Os valores determinar 𝑎, 𝑏 e 𝑐 vamos aplicar a função o valores 0, 1 e :
Para
Para
Para
Fazendo um sistema com as três equações:
Substituindo o valor de em :
Portanto , .
b) Note os vertices do triângulo terão coordenadas , e .
Para 𝑎 = -1 e 𝑏 = 4 temos:
Com isso, as raizes da função serão:
Quanto ao vertice temos:
Substituindo o na função podemos achar :
Com isso temos que , e
Com isso área será
c) Primerio vamos montar a nova função :
Como é uma função composta temos que aplicar em :
Analisando a função na variavel temos que:
Como temos uma soma entre valores positivos o resultado também será positivo, com isso podemos concluir que possui raiz real, porém a função cosseno tem sua imagem restrita ao intervalo . Além disso, precisamos considerar que o se o produto entre duas imagens for negativo então exite pelo menos uma raiz no intervalo entre elas. Ou seja, precisamos que para que exista tenha pelo menos uma raiz real:
Logo ou
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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