(FUVEST - 2023)
Considere as circunferências e a reta s satisfazendo as seguintes propriedades:
• A circunferência tem centro (0,0) e raio . Os centros das demais circunferências pertencem ao eixo .
• A circunferência é tangente a e a , a circunferência é tangente a e a , e assim por diante.
• A reta s é tangente a cada circunferência para .
• O segmento que liga o centro de ao ponto em que s tangencia forma um ângulo de 60° com o eixo .
• A circunferência C é tangente a no ponto e passa pelo ponto .
Com base nessas informações,
a) determine o raio da circunferência C.
b) dado , determine a razão entre os raios das circunferências consecutivas e .
c) determine a área da região sombreada na figura.
Gabarito:
Resolução:
A) determine o raio da circunferência C.
Primeiro vamos colocar no desenho as informações apresentadas:
Portanto, temos que o raio da circunferência C é metade de QP
Observando o desenho temos que QP = OP + 4
No triângulo OTP, podemos observar que:
QP = 8 + 4 = 12
Então temos que o raio da circunferência é:
B) Nesse item iremos utilizar semelhando dos triângulos descritos abaixo, a fim de encontrar o raio:
Temos que R1 = 4 e OP = 8 (achamos no item A)
Agora vamos analisar o tamanho de O1P , veja o desenho abaixo:
Portanto, temos:
Temos que razão entre os raios, será:
C) Temos que área sombreada será:
Podemos perceber que temos uma PG em relações as áreas da circunferência:
Temos a razão igual a 1/9
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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