(Mackenzie 2023) “No Brasil, 60,5 % das queimadas neste ano ocorreram na Amazônia. As contagens de focos do INPE e da NASA são excelentes indicadores da ocorrência de fogo na vegetação e permitem comparações temporais e espaciais para intervalos maiores que 10 dias. Mas não devem ser consideradas como medida absoluta da ocorrência de fogo – que certamente é maior do que a indicada pelos focos.”
(Extraído de: https://queimadas.dgi.inpe.br/queimadas/portal-static/situacao-atual/).
Em julho deste ano, nós também observamos ondas de calor extremas na Europa evidenciando um problema ambiental. Esses eventos estão relacionados ao aquecimento global como causa e consequência, respectivamente. As temperaturas médias mundiais aumentaram um pouco mais de 1°C além dos níveis pré-industrialização, no século 19.
Apesar de 1°C parecer pouco, as consequências já observadas nos biomas são graves, como por exemplo
queimadas, perda da biodiversidade, alteração de habitat e aumento do nível do mar.
retenção de ar mais frio e gases poluentes próximo à superfície, impedindo as ondas de convecção na atmosfera.
degelo que ocorre principalmente na Patagônia com uma redução de 30% nos últimos 10 anos.
maior disponibilidade de água devido à maior taxa de transpiração dos vegetais e evaporação dos corpos d’água.
redução na concentração de gás carbônico e metano na atmosfera.
Gabarito:
queimadas, perda da biodiversidade, alteração de habitat e aumento do nível do mar.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão
(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
Ver questão