(FUVEST - 2003)
Um indicador universal apresenta as seguintes cores em função do pH da solução aquosa em que está dissolvido:
A 25,0 mL de uma solução de ácido fórmico (HCOOH), de concentração 0,100 mol/L, contendo indicador universal, foi acrescentada, aos poucos, solução de hidróxido de sódio (NaOH), de concentração 0,100 mol/L.
O gráfico a seguir mostra o pH da solução resultante no decorrer dessa adição.
Em certo momento, durante a adição, as concentrações de HCOOH e de HCOO- se igualaram. Nesse instante, a cor da solução era:
vermelha.
laranja.
amarela.
verde.
azul.
Gabarito:
laranja.
Quando as concentrações de HCOOH e de HCOO- se igualam, quer dizer que ocorre neutralização parcial do ácido fraco com aproximadamente metade dos HCOOH que reagiram com NaOH e formando NaHCOO. Nesse caso, foram usados metade do volume de base necessários para ocorrer a neutralização total.
Analisando a faixa de viragem no gráfico, vemos que são necessários 25 ml de solução de NaOH para a neutralização total. Sendo assim, o pH quando [HCOOH] = [HCOO-] é igual ao pH quando o volume de solução de NaOH adicionado é 12,5 ml.
Analisando o gráfico novamente, vemos que quando o volume de solução de NaOH é 12,5 ml, o pH é próximo de 4.
De acordo com os dados sobre o indicador universal, ele apresenta coloração laranja com pH entre 3 e 5.
GABARITO: b
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
Ver questão
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
Ver questão
(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
Ver questão
(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
Ver questão