(FUVEST) Fazendo um balanço econômico do Segundo Reinado, podemos afirmar que ele foi um período no qual:
algumas atividades ganharam importância, como a criação do gado no Rio Grande do Sul e as lavouras de açúcar no Nordeste.
o Brasil deixou de ser um país essencialmente agrário, ingressando na era da industrialização.
a Amazônia passou a ter um grande destaque com o "boom", desde 1830, da produção da borracha.
ocorreram grandes transformações econômicas com as quais o centro-sul ganhou projeção em detrimento do nordeste.
as diversas regiões brasileiras tiveram um crescimento econômico constante, uniforme e progressivamente integrado.
Gabarito:
ocorreram grandes transformações econômicas com as quais o centro-sul ganhou projeção em detrimento do nordeste.
a) algumas atividades ganharam importância, como a criação do gado no Rio Grande do Sul e as lavouras de açúcar no Nordeste.
Incorreto. As lavouras de açúcar no Nordeste tiveram o seu auge no Brasil colonia, e não no Segundo Reinado.
b) o Brasil deixou de ser um país essencialmente agrário, ingressando na era da industrialização.
Incorreto. Não podemos dizer que o país deixou de ser essencialmente agrário. Ademais, o Brasil não ingressou de vez na "Era da industrialização", já que a base econômica do país não passou a ser industrial.
c) a Amazônia passou a ter um grande destaque com o "boom", desde 1830, da produção da borracha.
Incorreto. O ciclo da borracha teve auge no século XX.
d) ocorreram grandes transformações econômicas com as quais o centro-sul ganhou projeção em detrimento do nordeste.
Correta.
e) as diversas regiões brasileiras tiveram um crescimento econômico constante, uniforme e progressivamente integrado.
Incorreto. Não podemos afirmar que o crescimento econômico nesse período foi constante, uniforme e progressivamente integrado.
(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado
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(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)
Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
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(Fuvest 2016)
Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:
Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...
Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:
Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...
E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.
Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento
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(Fuvest 2012)
Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo.
Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:
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