(Mackenzie 1997)
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
O ambiente é rural ou familiar.
O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
Têm origem provençal.
Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador.
Gabarito:
O ambiente é rural ou familiar.
Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
O ambiente é rural ou familiar.Comentário: alternativa incorreta. O ambiente é palaciano a qual o poeta fica na posição de fiel vassalo, fica as ordens de sua senhora, dama da corte, onde esse amor é considerado como um objeto de sonho
O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.Comentário: alternativa correta. O eu – lírico é masculino e também sofredor.
Têm origem provençal.Comentário: alternativa correta. A cantiga teve origem no sul da França, apresentando um eu – lírico masculino e também sofredor.
Expressam a "coita" amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.Comentário: alternativa correta. Na cantiga de amor é evidente a presença da coita do amor, isto é, o sofrimento por amor.
A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do trovador. Comentário: alternativa correta. A mulher na literatura trovadoresca é considerada como um ser idealizado e superior ao trovador que nunca consegue atingi-la concretamente com o seu amor.
A alternativa A é a única INCORRETA. Logo, essa alternativa deve ser assinalada como resposta à questão.
(Mackenzie 2012) Assinale a alternativa correta.
O leão e a raposa
11Um leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14 feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(Mackenzie - 2012)
Assinale a alternativa correta
O leão e a raposa
Um 11leão envelhecido, 1não podendo mais procurar alimento por sua própria conta, julgou que devia arranjar um jeito de fazer isso. E, então, foi a uma caverna, deitou-se e se fingiu de doente. Dessa forma, quando 8recebia a visita de outros 13animais, ele 4os pegava e 5os comia. Depois que muitas 14feras 6 já tinham morrido, uma 12raposa, ciente da armadilha, parou a 9certa distância da caverna e perguntou ao leão como ele estava. Como ele 2respondesse: “Mal!” e lhe 3perguntasse 10por que ela não entrava, disse a raposa: “Ora, eu entraria 7se não visse marcas de muitos entrando, mas de ninguém saindo”.
Esopo - escritor grego do século VI a.C.
Ver questão
(MACKENZIE/Adapatada)
Sobre a poesia trovadoresca em Portugal, é INCORRETO afirmar que:
Ver questão