Questão 4385

(Fuvest - 2000) Duas esferas metálicas A e B estão próximas uma da outra. A esfera A está ligada à terra, cujo potencial é nulo, por um fio condutor. A esfera B está isolada e carregada com carga + Q.

Considere as seguintes afirmações:

I. O potencial da esfera A é nulo.

II. A carga total da esfera A é nula.

III. A força elétrica total sobre a esfera A é nula.

Está correto apenas o que se afirma em:

A

I.

B

I e II.

C

I e III.

D

II e III.

E

I, II e III.

Gabarito:

I.



Resolução:

  1. A esfera A está ligado à Terra por um fio CONDUTOR, portanto, o potencial da esfera A será nulo (VERDADEIRA).
  2. Quando B, que está carregada POSITIVAMENTE, se aproxima de A, elétrons serão induzidos "na parte esquerda" de A, o outro lado (direito) estará positivo, logo, elétrons fluirão da terra afim de neutralizar as cargas positivas (e manter o potencial de A igual à zero), com isso, a esfera A terá carga total diferente de zero (FALSA)
  3. As esferas A e B se atrairão, e a força será igual à:

 

Portanto, a única afirmação correta é a afirmação (I).

 

 

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Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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