Questão 5880

(FUVEST - 2000) Se x e y são dois números inteiros, estritamente positivos e consecutivos, qual dos números abaixo é necessariamente um inteiro ímpar?

A

2x + 3y

B

3x + 2y

C

xy + 1

D

2xy + 2

E

x + y + 1

Gabarito:

xy + 1



Resolução:

Como os números são consecutivos, necessariamente um deles é par. Analisaremos as alternativas:

a) 2x + 3y não é necessariamente ímpar, pois se x é par, y é necessariamente ímpar, o que implica 2x ser par e 3y ser ímpar e a soma ser ímpar.

b) 3x + 2y não é necessariamente ímpar, pois se y é par, x é necessariamente ímpar, o que implica 2y ser par e 3x ser ímpar e a soma ser ímpar.

c) xy + 1 é necessariamente ímpar pois, como um deles é necessariamente par, o produto xy é par e a soma xy + 1 é ímpar.

d) 2xy + 2 pode ser escrito como 2*(xy + 1) e fica evidente que é um número par.

e) x + y + 1 não é necessariamente ímpar, pois como um deles é necessariamente ímpar, basta perceber que somando o 1 ao número ímpar, teremos uma soma de dois números pares.

 

PS: Existem alguns detalhes de funções pares e impares que podem ser considerados:

1º - A soma de dois números naturais de mesma paridade é par.

2º - A soma de dois números naturais de paridade oposta é ímpar.

3º - O produto de dois números naturais só será ímpar se os dois números forem ímpares.



Questão 1779

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

No contexto do cartum, a presença de numerosos animais de estimação permite que o juízo emitido pela personagem seja considerado

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Questão 1780

(FUVEST - 2016 - 1ª FASE)

Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:

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Questão 1794

(Fuvest 2016)

Omolu espalhara a bexiga na cidade. Era uma vingança contra a cidade dos ricos. Mas os ricos tinham a vacina, que sabia Omolu de vacinas? Era um pobre deus das florestas d’África. Um deus dos negros pobres. Que podia saber de vacinas? Então a bexiga desceu e assolou o povo de Omolu. Tudo que Omolu pôde fazer foi transformar a bexiga de negra em alastrim, bexiga branca e tola. Assim mesmo morrera negro, morrera pobre. Mas Omolu dizia que não fora o alastrim que matara. Fora o 1lazareto. Omolu só queria com o alastrim marcar seus filhinhos negros. O lazareto é que os matava. Mas as macumbas pediam que ele levasse a bexiga da cidade, levasse para os ricos latifundiários do sertão. Eles tinham dinheiro, léguas e léguas de terra, mas não sabiam tampouco da vacina. O Omolu diz que vai pro sertão. E os negros, os ogãs, as filhas e pais de santo cantam:

Ele é mesmo nosso pai
e é quem pode nos ajudar...

Omolu promete ir. Mas para que seus filhos negros não o esqueçam avisa no seu cântico de despedida:

Ora, adeus, ó meus filhinhos,
Qu’eu vou e torno a vortá...

E numa noite que os atabaques batiam nas macumbas, numa noite de mistério da Bahia, Omolu pulou na máquina da Leste Brasileira e foi para o sertão de Juazeiro. A bexiga foi com ele.

Jorge Amado, Capitães da Areia.

1lazareto: estabelecimento para isolamento sanitário de pessoas atingidas por determinadas doenças.

Costuma-se reconhecer que Capitães da Areia pertence ao assim chamado “romance de 1930”, que registra importantes transformações pelas quais passava o Modernismo no Brasil, à medida que esse movimento se expandia e diversificava. No excerto, considerado no contexto do livro de que faz parte, constitui marca desse pertencimento

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Questão 1804

(Fuvest 2012)

Como não expressa visão populista nem elitista, o livro não idealiza os pobres e rústicos, isto é, não oculta o dano causado pela privação, nem os representa como seres desprovidos de vida interior; ao contrário, o livro trata de realçar, na mente dos desvalidos, o enlace estreito e dramático de limitação intelectual e esforço reflexivo. 

Essas afirmações aplicam-se ao modo como, na obra:

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